* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Quais as vantagens de vender com dropshipping?

Quais as vantagens de vender com dropshipping?

O dropshipping pode ser uma excelente alternativa para quem deseja desenvolver negócios através de um e-commerce sem precisar adquirir, administrar e entregar as mercadorias.

Não se trata de atuar como um representante comercial, pois existe a liberdade de trabalhar os preços desejados e de vender através de sua própria loja virtual.

Esse modelo possibilita que o empreendedor possa trabalhar com produtos nacionais e internacionais, abrindo o leque de oportunidades e possibilidades sem precisar investir em uma estrutura logística.

No entanto, é preciso escolher bem os fornecedores e avaliar se as expectativas do seu público são atendidas a partir da movimentação e entrega das mercadorias que serão realizadas por estes.

Esse é um modelo interessante para quem gosta de marketing digital e vendas, no entanto, não deseja investir em estruturas físicas. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de vendas através de e-commerce onde o lojista faz a intermediação de vendas pela internet.

Essa possibilidade chama a atenção de milhares de empreendedores em todo o país, pois, estes percebem o potencial de mercado existente e um formato interessante, onde o objetivo é o de atrair e fechar negócios com os clientes sem a necessidade de estrutura física para isso.

O comércio eletrônico no Brasil tem apresentado números cada vez mais surpreendentes.

Segundo dados da Neotrust, Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), o faturamento nos negócios digitais em 2021 cresceu 48,41% se comparado ao ano anterior.

Um detalhe importante e representativo é que nesse índice não estão incluídas as vendas realizadas pelas seguintes plataformas:

  • Mercado Livre,
  • OLX,
  • Webmotors,
  • setor de viagens e turismo.

Nesse contexto, o droshipping se torna uma oportunidade viável para quem está começando.

Como ele funciona?

O dropshipping funciona, basicamente, a partir da divisão de tarefas entre o lojista e o fornecedor da mercadoria, onde o objetivo é a satisfação dos clientes.

De uma forma resumida, o processo consiste nas seguintes etapas:

Pedido

O pedido é realizado pelo cliente através do e-commerce ou marketplace do lojista. 

O pagamento da compra é feito para a loja virtual pelo preço anunciado pelo empreendedor digital.

Repasse do pedido

Com o pedido em mãos, o lojista repassa o pedido ao fornecedor no qual possui o acordo de dropshipping, pagando o valor previamente acordado entre ambos.

A diferença é o lucro obtido com a negociação e esforços do lojista.

É importante destacar que, na maioria das vezes, o cliente não fica sabendo dos detalhes da operação, exceção se prestar atenção a detalhes fiscais, onde o pagamento foi realizado a uma empresa e a nota fiscal pode ter como emissor outro empreendimento.

Atendimento ao pedido

O lojista, a partir daí, apenas acompanha a entrega, pois, todo o restante do processo ocorre pelo fornecedor da mercadoria que se responsabiliza por:

  • emissão da nota fiscal,
  • separação da mercadoria,
  • transporte,
  • entrega do pedido ao cliente.

Quais as vantagens?

O modelo conhecido como dropshipping traz vantagens aos dois empreendimentos que estão envolvidos no processo.

O lojista, como já vimos, não tem a necessidade de investir em depósito, colaboradores da área logística, mercadorias, transporte e entrega das mercadorias, lhe cabendo unicamente desenvolver boas operações de vendas.

Por outro lado, o fornecedor consegue, através dessa operação, multiplicar a sua força de vendas, contando com empresas especializadas no assunto e disponibilizando seus produtos através de diversos e-commerces espalhados pelo país.

A ideia é que cada empresa se responsabilize por aquilo que sabe e deseja fazer, portanto, a partir de um planejamento bem elaborado, é possível se obter muito sucesso na operação.

Agora que você conhece mais sobre o dropshipping, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos envolvendo a gestão de negócios e logística!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *