* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Vendas para o mercado B2B: confira 4 dicas!

Vendas para o mercado B2B: confira 4 dicas!

Assim como cada nicho do mercado possui as melhores diretrizes de vendas, quando falamos em vendas para o mercado B2B não seria diferente.

Conhecido como o modelo de comércio onde empresas vendem para outras empresas e não para os consumidores finais, o B2B possui características únicas, tanto pelo tipo de cliente como pela complexidade das vendas, que tendem a ser em grande quantidade.

Pense na seguinte situação: uma rede de hotéis precisa trocar o seu fornecedor de toalhas e começa procurar empresas que trabalham com isso. Dificilmente a mesma abordagem e comunicação usada para vender uma única toalha irá funcionar nesse caso.

Apesar de gestores e responsáveis pelas áreas de compra já estarem, em alguns casos, decididos a comprar determinado item, existem aqueles tipos de soluções que ainda precisam ser apresentadas a eles.

No caso desse mesmo hotel, pense que eles também estão enfrentando problemas com os lençóis e não sabem porquê. A empresa responsável por vender toalhas explica que cada tecido tem um tipo de sabão específico e oferece a sua linha especial para lençóis.

O que, até então, seria uma venda apenas de uma centena de toalhas, tornou-se uma compra recorrente de galões de sabão para lençóis, por exemplo.

Percebeu como as vendas para o mercado B2B possuem as suas características, que precisam ser respeitadas para que esse tipo de comércio aconteça?

Por isso, criamos este post. Veja a seguir algumas dicas de como vender para outras empresas e perceba a mudança de ofertas, comunicação, canais de contato e caminhos a seguir.

4 dicas para conseguir mais vendas para o mercado B2B

Por serem compras maiores e nem sempre a decisão partir de uma única pessoa, as vendas para o mercado B2B tendem a ter uma jornada maior, bem como caminhos com mais objeções.

Veja a seguir algumas dicas de como conseguir mais vendas para enriquecer o mercado B2B, principalmente nos caminhos online.

Planeje suas ações

Não é ideal oferecer os produtos sem qualquer segmentação, bem como entregar sempre mais do mesmo. A ideia é ter um planejamento bem definido antes mesmo de começar a prospecção, para então ter os próximos passos desenhados.

As suas ações devem levar alguns fatores em conta como o público-alvo, o time destinado a isso, o produto a ser oferecido, os canais para essa abordagem e dentre outros detalhes fundamentais.

É muito importante definir a persona da marca para assim conseguir criar campanhas específicas e com a verba bem direcionada, evitando qualquer tipo de gasto sem o correto fim.

Tenha e acompanhe indicadores

Seja nas redes sociais e no site da marca, bem como nos canais de logística, vendas e até mesmo nas compras, é importante definir os indicadores de desempenho, as métricas a serem usadas e os objetivos a serem alcançados.

É comum que alguns gestores ao verem um grande relatório se percam em tantos dados e não saibam focar nos que realmente importam para as suas campanhas.

Se você fizer um anúncio no Google e não analisar a taxa de cliques, bem como o custo que cada acesso teve, provavelmente não poderá otimizar essa campanha.

Trabalhe com pré-vendas

Principalmente em campanhas de inbound marketing, é fundamental que a sua equipe de vendas tenha também ao seu dispor o setor de pré-vendas, ou seja, o time de especialistas para refinar os leads e peneirar contatos que não valem a pena.

Além disso, os analistas de pré-vendas podem trazer insights valiosos para a equipe de marketing, para que os leads sejam melhor captados e as campanhas tenham direcionamentos mais inteligentes.

Tenha uma logística assertiva

A logística de uma empresa B2B precisa ser impecável, tanto para atender a alta demanda e os volumes grandes de vendas como a rapidez e qualidade de cada entrega.

Desse modo, é necessário usar a tecnologia ao seu favor e aproveitar dos sistemas integrados e softwares de roteirização, cruzamento de dados e controle do estoque em tempo real.

Ao falar em logística, CARGOBR é a solução! Entre agora mesmo em nosso site e confira na prática como é fácil fazer uma cotação de qualquer frete para todos os cantos do Brasil com alguns cliques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *