* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
8 vantagens do uso de pallets no processo logístico

8 vantagens do uso de pallets no processo logístico

O uso de pallets no processo logístico é fundamental para a armazenagem, movimentação e transporte de mercadorias.

Eles são peças de apoio nos quais grandes quantidades de produtos são acomodados para facilitar as operações logísticas.

No Brasil, eles são fabricados com a utilização de materiais como:

  • madeira,
  • plástico,
  • metal,
  • aço.

Cada qual destinado a determinados tipos de mercadoria que exigem estruturas diferenciadas, garantindo a segurança, resistência e facilidade operacional.

Neste post apresentamos 8 vantagens do uso de pallets no processo logístico. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Quais as vantagens do uso de pallets no processo logístico?

Como já vimos, a utilização de pallets no processo logístico tem por objetivo facilitar a armazenagem e transporte de mercadorias, agilizando as operações logísticas e os processos.

Vamos conhecer as 8 vantagens que o uso dessas peças possibilitam a qualquer empresa que trabalha com grandes quantidades de produtos:

Redução do custo de mão de obra

O uso de pallets simplifica o carregamento, descarregamento e a movimentação das mercadorias, sem a necessidade de uma equipe de colaboradores para o desenvolvimento da tarefa, portanto, os custos de mão de obra caem com a sua implantação.

Máquinas e equipamentos possibilitam que grandes quantidades de objetos sejam deslocados a partir de uma equipe enxuta de profissionais, economizando recursos e ganhando agilidade na operação.

Controle de inventário

O controle de estoque e os inventários são realizados com grande facilidade, uma vez que as mercadorias são contadas e controladas por pallets, e não mais de forma individual.

Agilidade na movimentação de mercadorias

O uso de equipamentos de carga e descarga possibilita agilidade na movimentação e estocagem de produtos, garantindo segurança, precisão e rapidez no atendimento das demandas existentes.

Racionalização do espaço de armazenagem

Os pallets podem ser empilhados, o que significa uma racionalização e aproveitamento de todos os espaços usados para o armazenamento, resultando na diminuição dos custos.

Redução de acidentes

Com um número menor de colaboradores circulando pelos armazéns, ocorre uma diminuição significativa de acidentes, uma vez que os pallets são dispostos de forma que não provoque quedas das mercadorias.

Diminuição na perda de produtos

O uso dessas peças elimina o manuseio de forma direta, o que evita que embalagens sejam danificadas e produtos sejam perdidos.

Padrão de estocagem e armazenagem

Os armazéns, a partir da utilização dos pallets, passam a operar dentro de um padrão de armazenagem e estocagem, facilitando a operação e organizando a área.

Além da limpeza e arrumação do local, a padronização facilita a localização e identificação das mercadorias a serem movimentadas.

Diminuição de movimentação nos depósitos

Em função de todas as vantagens já apresentadas, como último grande benefício está a diminuição significativa de movimentação nos depósitos.

Isso ocorre porque os equipamentos utilizados para os deslocamentos trabalham com grandes quantidades de mercadorias, que estão acondicionadas nos pallets.

Diante dessa exposição de vantagens, percebe-se que a utilização desses equipamentos no processo logístico contribui com a diminuição dos custos operacionais e colabora com os resultados do empreendimento.

O uso dos pallets permite, por exemplo, que um caminhão seja carregado ou descarregado em minutos e que os produtos sejam armazenados com qualidade e segurança.

Existem diversos modelos à disposição, cada qual relacionado a determinada atividade ou necessidade, portanto, vale um estudo a respeito para que sua empresa possa também se adequar a essa realidade, que traz tantas vantagens à operação.

Agora que você já conhece os benefícios dos pallets no processo logístico, continue conosco e leia nosso post que apresenta a Logística e SAC: entenda as vantagens dessa união!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *