* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
5 vantagens do BI para transportadoras

5 vantagens do BI para transportadoras

O BI para transportadoras é um conceito que envolve a integração de sistemas e captação de dados, visando possibilitar à gestão a tomada de decisão baseada em fatos e na realidade do seu negócio.

A sigla vem do inglês Business Intelligence que significa inteligência de negócios e faz parte da operação da Logística 4.0.

Essa tecnologia possibilita aos gestores uma visão ampla a respeito de todas as atividades cotidianas de uma transportadora.

As ferramentas permitem que, a partir de diversos sistemas e aplicativos implantados na empresa, os dados gerados sejam:

  • coletados,
  • armazenados,
  • analisados,
  • convertidos,
  • interpretados.

Neste post apresentamos 5 vantagens do BI para transportadoras. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é um conjunto de sistemas que tem por objetivo oferecer à gestão de uma empresa informações para a análise e tomada de decisão.

Essa tarefa ocorre de forma automática e sem a interferência humana, ou seja, a própria ferramenta desenvolve os processos e ao final apresenta a interpretação dos dados através de:

As decisões passam, então, a serem tomadas a partir de informações confiáveis que demonstram exatamente o que acontece em cada área da transportadora, oportunizando a condição ideal para a resolução dos problemas e apontando os melhores caminhos para o negócio.

As 5 vantagens do BI para transportadoras

A partir da sua implantação, o BI para transportadoras apresenta diversas vantagens, nas quais destacamos:

Conhecer detalhadamente os custos reais dos transportes

A partir de todos os dados que fazem parte das despesas da transportadora e dos gastos estabelecidos por cada veículo ou motorista, o BI apresenta os custos reais para cada transporte realizado.

Isso possibilita que a gestão possa encontrar problemas, não conformidades e tomar decisões no objetivo de corrigir a situação.

Controle efetivo da área financeira

Todos os processos que envolvem a área de finanças são efetivamente transparentes com a implantação dessas ferramentas, onde detalhes a respeito das movimentações ficam claros e fáceis de serem corrigidos caso necessário, tais como:

  • lucratividade da operação,
  • margem de lucro obtida por entrega,
  • gastos realizados em cada setor da transportadora,
  • controle efetivo de cada viagem realizada,
  • localização dos problemas e gargalos financeiros.

Localização das falhas operacionais

A partir do processamento dos dados, o BI para transportadoras apresenta quais são, onde, quando e como ocorrem as falhas operacionais, possibilitando aos gestores o reconhecimento dos problemas de forma fácil e baseado nos acontecimentos.

Com essa informação é possível identificar roteiros que apresentam problemas, bem como veículos e colaboradores que não atendem às expectativas do negócio.

Observação dos riscos e oportunidades

O comportamento do mercado e dos clientes também são identificados através do Business Intelligence, oportunizando à gestão uma avaliação das tendências e a identificação de possíveis riscos, bem como de oportunidades que se apresentam.

Consegue-se, portanto, prever comportamentos dos clientes, permitindo mudanças operacionais e ações para a correção ou atendimento às novas necessidades estabelecidas.

Avaliação dos resultados da transportadora

Com a identificação e correção imediata dos problemas existentes, o BI para transportadoras também é indispensável para uma análise criteriosa dos resultados obtidos com a operação, onde consegue-se obter informações detalhadas dos números, tomando por base:

  • filiais,
  • clientes,
  • veículos,
  • motorista,
  • localidades,
  • roteiros.

A partir dessa percepção, medidas podem ser tomadas para correção da operação, mudanças de estratégias e ajustes indispensáveis para o atingimento dos objetivos.

Como se observa, a tecnologia possibilita que a gestão de transporte possa ser realizada de forma clara e transparente, onde, muito além da experiência, os números e avaliação dos dados possibilitam estratégias adequadas ao negócio.

Agora que você já conhece as 5 vantagens que o BI para transportadoras pode disponibilizar para a sua empresa, continue conosco e leia nosso post que apresenta os 8 benefícios da roteirização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *