* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
3 vantagens da logística colaborativa

3 vantagens da logística colaborativa

A logística colaborativa é uma tendência que vem se aprimorando e ganhando muitos adeptos, afinal de contas, todas as empresas desejam atender com qualidade seus clientes e diminuir custos.

Antes de apresentarmos as 3 vantagens dessa estratégia, é importante conhecermos esse conceito.

A colaboração é o ato de cooperar envolvendo duas ou mais pessoas.

Portanto, colaborar na área de logística é oportunizar vantagens que podem ser oferecidas através da sua estrutura, bem como receber a cooperação de terceiros, para que determinada ação ocorra, sempre objetivando a diminuição de custos e a otimização das tarefas.

Essa colaboração pode ser realizada envolvendo:

  • fornecedores,
  • clientes,
  • parceiros de negócios,
  • concorrentes.

Neste post, apresentaremos 3 vantagens na adoção de estratégias que envolvem a logística colaborativa. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é logística colaborativa?

Logística colaborativa é uma maneira de flexibilizar a entrega de materiais, integrando os participantes da cadeia envolvida nessa atividade e que respondem pelo:

  • transporte,
  • armazenamento,
  • distribuição, 
  • prestação de serviços.

O objetivo é colaborar, ou seja, facilitar os processos e desenvolver acordos, onde os materiais possam ser estocados em armazéns de terceiros, completar cargas com produtos de outras empresas ou realizar as entregas nas regiões urbanas para outros fornecedores.

O processo colaborativo visa, através dessas ações, diminuir custos e possibilitar que todos os participantes ganhem com a operação.

Quais as vantagens desse tipo de logística?

Vamos conhecer 3 vantagens que tornam a logística colaborativa uma excelente ideia para ser colocada em prática:

Redução de custos

Os acordos gerados pela logística colaborativa diminuem os custos operacionais das empresas.

No entanto, é necessário que os processos funcionem conforme o plano original e que os compromissos sejam cumpridos.

Essa redução ocorre a partir da utilização de estruturas de terceiros, como depósitos, transportes e a chamada entrega da last mile, ou seja, aquela realizada na cidade e com todas as complicações das vias urbanas e legislação de trânsito.

Automação de processos

Para ter sucesso nesse tipo de operação, é preciso que os envolvidos se utilizem da automação em seus processos, para isso as informações devem estar disponíveis de forma fácil, transparente e online.

A automação faz com que exista agilidade, e nos casos onde problemas possam estar ocorrendo, esses serão resolvidos de forma rápida e sem prejuízos à operação.

Segundo uma pesquisa da Center for Global Enterprise (CGE), o desenvolvimento de uma logística de suprimentos digital e conectada aumenta a receita de uma empresa em 10% e reduz os custos em 50%.

Geração de resultados reais

Por fim, os resultados obtidos através da logística colaborativa são reais, não apenas no aspecto financeiro, mas também na melhoria da qualidade dos serviços prestados e na agilidade das operações.

Isso ocorre especialmente quando sua empresa faz a opção pelo uso de uma plataforma de fretes, onde se reúnem centenas de empresas de transporte dispostas a oferecer serviços de qualidade pelos melhores preços do mercado.

A plataforma disponibiliza o encontro de embarcadores e transportadoras, garantindo oportunidades viáveis para que todos saiam ganhando.

Os embarcadores encontram transportadoras que possuem espaço disponível para cargas fracionadas, que por sua vez encontram empresas necessitando dos seus serviços para a remessa de materiais.

Essa combinação diminui custos, agiliza o processo em função da automação oferecida pela plataforma e agiliza a operação oferecendo vantagens a todos.

Agora que você já sabe o que é e conhece as vantagens da logística colaborativa, acesse a plataforma da CARGOBR e faça um teste! Você encontrará uma excelente alternativa para eliminar os seus problemas com transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *