* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Quais as vantagens da intralogística?

Quais as vantagens da intralogística?

Contar com as vantagens da intralogística já não é mais diferencial competitivo, mas, sim, medida indispensável para se atingir os objetivos.

Para conhecermos mais a esse respeito, é importante avaliarmos os objetivos da logística em uma empresa.

Essa é a área responsável em controlar, organizar e executar tarefas envolvendo materiais que possibilitem à empresa:

  • fabricar produtos,
  • alimentar as gôndolas das lojas,
  • atender aos pedidos.

Esses processos envolvem todo o deslocamento de materiais adquiridos junto aos fornecedores, estocagem, movimentação interna, separação e expedição das mercadorias para os solicitantes.

Neste post, apresentamos as vantagens da intralogística, sua importância e o que é preciso ser feito para que ela atenda as expectativas do empreendimento. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é a intralogística?

A intralogística, também conhecida como logística in house, é aquela que acontece “dentro de casa”, ou seja, tem por objetivo atender aos clientes internos de uma corporação.

Toda uma organização precisa ser desenvolvida para que os setores da empresa recebam a atenção e os materiais necessários a fim de desenvolverem as suas tarefas.

Assim é no chão de fábrica de uma indústria, por exemplo, quando os colaboradores precisam de insumos e matéria-prima para produzir.

Nesse sentido, o processo logístico precisa ser perfeito, pois, em muitos casos, equipamentos e máquinas não podem parar, o que significa que esses materiais precisam estar disponíveis no momento exato e na quantidade necessária para que a operação tenha sucesso.

Também é o caso das redes de lojas que precisam receber os produtos para vendas em tempo hábil, não deixando que eles faltem nas gôndolas, frustrando seus clientes.

A intralogística é a responsável em desenvolver todos os processos que possibilitem sucesso nessas operações, onde tudo precisa ser previsto com antecedência e a movimentação dos materiais precisa funcionar, sob risco de grandes prejuízos.

Quais as vantagens da intralogística?

Empresas que não se preocupam com a intralogística tendem a ter sérios problemas com a manutenção de seus clientes, pois, o mercado não aceita atrasos na entrega ou a falta de produtos nas lojas.

O consumidor que é pessoa física simplesmente troca de fornecedor, acessando outra loja pela internet e localizando rapidamente o que precisa, enquanto que o cliente corporativo, depois de sofrer um revés em função de algum erro logístico, buscará por quem possa atendê-lo sem riscos.

Diante dessa realidade, todo um planejamento precisa ser desenvolvido para que os diversos setores que dependem da logística possam ser atendidos com alta qualidade e no tempo certo. 

Conheça as vantagens da intralogística para entender mais por que essa área precisa de atenção:

Maior produtividade

Não é difícil de se perceber que, dentre as vantagens da intralogística, o aumento da produtividade estará associado.

Quando não existem falhas no fornecimento de materiais para a indústria e na realimentação dos estoques das lojas, tudo funciona adequadamente, melhorando os resultados.

Redução de custos

Em função da perfeita logística e das boas condições dos materiais entregues, custos são reduzidos, pois:

  • linhas de produção não ficam paradas,
  • trabalhadores não ficam ociosos,
  • retrabalhos não fazem parte do dia a dia da operação.

É importante destacar que, além da redução de custos, a lucratividade da operação sofre um acréscimo em função da satisfação do cliente.

Visão estratégica

A partir das operações intralogísticas desenvolvidas de forma organizada e baseadas em metodologias e boas práticas, a empresa amplia a sua visão estratégica.

Assim, consegue observar situações não perceptíveis pela concorrência e passa a ser reconhecida como um interessante player de mercado.

Agora que você já conhece mais sobre a importância e as vantagens da intralogística, assine a nossa newsletter e receba outros posts interessantes do mundo corporativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *