* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
marketplace

Vale a pena fazer parte de um marketplace?

Muitas empresas têm buscado expandir a operação através do marketplace para melhorar seus resultados nas vendas operações do e-commerce.

Somente no primeiro semestre de 2019, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 26,4 bilhões e a estimativa é que 35% venham dos marketplaces. 

Para as lojas virtuais, essa pode ser uma grande oportunidade de otimizar os resultados das vendas de uma empresa no ambiente digital. 

Nesse post você vai saber mais sobre isso e se vale a pena incluir seu negócio nessas plataformas. Continue lendo e confira!

O que é e como surgiu o marketplace?

O marketplace surgiu em 1994 quando Jeff Bezos iniciou a varejista online Amazon, vendendo, na época, livros de variados autores e lojas. 

Atualmente a Amazon atua nos mais diferentes segmentos, tendo recebido em 2018 uma avaliação que chega a casa de 1 trilhão de dólares em valor de mercado.

O marketplace é, portanto, uma plataforma de vendas que reúne inúmeras lojas virtuais e oferece os mais diversos produtos ao mercado.

Esse formato é muito parecido com a de um shopping center, onde as lojas se instalam com o objetivo de atrair o público que passa pelo local. 

Na plataforma, o visitante encontra em um único site milhares de opções, ofertas e conteúdos que facilitam a compra dele.

Os mais conhecidos marketplaces no Brasil são: 

  • Americanas,
  • Shoptime,
  • Submarino,
  • Casas Bahia,
  • Ponto Frio,
  • Magazine Luiza,
  • Netshoes,
  • Dafiti,
  • Mercado Livre,
  • Carrefour,
  • Walmart,
  • Cissa Magazine.

Resumindo: marketplace é uma central de lojas virtuais que oferece ao mercado os mais diversos produtos.

Como funciona o marketplace?

Todo empreendedor que deseja vender o seu produto em um marketplace precisa efetuar um cadastro com dados empresariais, bem como informações daquilo que deseja expor para comercializar. 

À plataforma compete oferecer toda estrutura para o empreendedor expor e negociar seus produtos, inclusive a divulgação.

Em troca, o empreendedor paga uma taxa para a gerenciadora, ou seja, a empresa que cuida de toda a organização da plataforma. 

Para os compradores é o canal perfeito para pesquisar melhor produto, comparar preços e formas de pagamentos, bem como analisar questões relacionadas ao tempo de entrega e valores relacionados ao frete.

O marketplace vale a pena para o meu negócio?

Para quem deseja expandir seus negócios, essa plataforma oferece a grande vantagem da maior abrangência da visibilidade.

Você terá um grande nome que disponibiliza em suas páginas o seu produto, o que fará com que ele seja encontrado mais facilmente e por mais pessoas.

Além disso, com o marketplace você poderá ter:

Menos gastos

Todo o serviço de publicidade e divulgação do marketplace é realizado pela gerenciadora da plataforma, o que acaba gerando menor investimento para a sua empresa em relação à divulgação do seu produto.

Por meio do marketplace, o vendedor também consegue gerenciar melhor as entradas, saídas e entregas de mercadoria.

Estrutura consolidada

Ao incluir seu produto em um marketplace, o empreendedor já terá toda a estrutura consolidada, sem a preocupação de precisar gerenciar seu portal de vendas online. 

Dessa forma, ele será beneficiado pela experiência do serviço que aderiu e apenas precisará cuidar do seu controle de estoque e, claro, do envio da mercadoria para o consumidor.

Maior confiabilidade para o consumidor

Para o empreendedor que está começando a aderir ao comércio eletrônico, fazer parte de um marketplace também proporciona maior confiabilidade ao consumidor na hora da compra.

Isso acontece porque uma grande empresa garante a compra e a entrega.

Definir se vale a pena fazer parte dessa plataforma é uma decisão individual de cada empreendedor. 

É importante lembrar que o marketplace é uma espécie de feirão virtual e nele provavelmente seu concorrente também estará, por isso, é preciso ter um diferencial para atrair o consumidor.

Se você já possui seu e-commerce e deseja expandir os seus negócios através de novos canais de vendas não esqueça também da sua área de logística.

Independentemente do canal a ser utilizado, é fundamental que o transporte e entrega das mercadorias tenham qualidade e isso você pode resolver cotando e contratando as transportadoras através de uma plataforma de frete, como a CARGOBR.

Consulte nossa plataforma e encontre as melhores transportadoras, aliando bons preços e qualidade na entrega, para a sua mercadoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *