* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Uso de motoboys, quando vale a pena?

A entrega de um produto é um passo muito importante na venda, seu cliente fica satisfeito quando a mercadoria é entregue no prazo conforme prometido, e quando o cliente fica satisfeito a possibilidade dele comprar de novo é grande. É isso que você quer, certo?

Na ânsia de buscar métodos melhores e mais eficazes para a entrega de mercadorias, surgem soluções que prometem um frete expresso e ágil, utilizando transportes alternativos: as motocicletas.

O que não pode ser transportado por motoboys?

É obrigatório que os motoboys tenham um baú com capacidade e medidas determinadas por lei, por isso não é possível transportar nada além dessa dimensão, também não é possível amarrar ou fixar qualquer objeto ou caixa na moto ou no baú. Caso sua carga tenha dimensão ou peso superior à capacidade, você deve solicitar outro tipo de veículo, como por exemplo, um caminhão.

É proibido também o transporte de dinheiro e de animais em motocicletas. Os animais só poderão ser transportados se utilizarem de equipamento de segurança, uma espécie de “aquário” que permite a respiração dos animais.

Vantagens da entrega por motoboys

É fato que as motocicletas se locomovem mais rápido que os demais veículos, não ficam em congestionamentos e por isso conseguem entregar produtos rapidamente. As motos também têm um custo de manutenção menor, exigem menos combustível e tem taxas e impostos menores.

E as desvantagens?

Uma das desvantagens é na contratação de um motoboy autônomo, existe uma lei no código civil que obriga a empresa contratante à reparação de danos em casos de acidente. A maioria das empresas que utiliza desses serviços passou a terceirizar o serviço de entrega com motoboys, assim paga um pouco mais caro, mas se isenta de qualquer risco.

Caso você opte por contratar um motoboy é necessário que leve em conta a possibilidade de doença ou de acidente, tenha uma alternativa para seus fretes quando seu motoboy não puder cumprir o expediente.

Depois de conhecer os prós e contras, cabe a você decidir se acha adequado o uso de motoboys pela sua empresa. Independente da sua escolha, não deixe de conferir algumas dicas de como lidar com produtos pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *