* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Um pouco mais sobre o conhecimento de transporte (CT-e)

Um pouco mais sobre o conhecimento de transporte (CT-e)

Para transportadoras, mesmo para elas, o número de documentos e emissões digitais que cercam a rotina de transporte de cargas costuma ser extenuante. Já para o embarcador, a menção de alguns documentos e certificados que devem acompanhar suas cargas simplesmente, muitas vezes, não apontam para absolutamente nada.

O conhecimento de transporte, agora obrigatório em sua versão digital, o CT-e, é um documento que pode não ser muito conhecido entre clientes de transportadoras, mas acompanha todas as cargas em território nacional, trazendo dados sobre o embarcador (você cliente), destinatário, contratante, além da descrição do serviço, seu valor, preço e peso de mercadorias, taxas e contribuições recolhidas, entre outros.

Questão de justiça

A exigência da versão digital do documento foi encarada por muitos como mais uma necessidade de emissão a engordar a burocracia do segmento, mas o fato é que a mudança substituiu uma série de guias que acompanhavam cargas no setor, entre elas:

  • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;
  • Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9;
  • Conhecimento Aéreo, modelo 10;
  • Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27;
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas.

Facilidades

O CT-e sem dúvida reduziu algumas pilhas de documentos em escritórios de contabilidade e setores de finanças em transportadoras, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Para embarcadores, é sempre bom checar junto à transportadora até que ponto a emissão da documentação necessária está sendo feita de acordo.

Teoricamente a digitalização desses documentos tem facilitado a integração da papelada a sistemas de TMS e gestão de operadoras, transportadoras e até mesmo de clientes, mas o fato é que o número de documentos e emissões que acompanham as cargas ainda é bastante desafiador e exige acompanhamento frequente da legislação relativa ao segmento, até mesmo por parte de clientes da área de transportes.

banner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *