* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Os desafios do transporte no varejo de pequenas e médias lojas

Os desafios do transporte no varejo de pequenas e médias lojas

Um dos grandes desafios das pequenas e médias lojas é o transporte no varejo que pode ser um grande diferencial ou comprometer toda a operação! Saiba mais!

A área de logística é, sem dúvida, um dos grandes diferenciais que uma empresa pode oferecer a seus clientes. O transporte no varejo pode atrair ou afastar clientes, especialmente nas pequenas e médias lojas.

Muito mais do que comercializar bons produtos e oferecer um bom atendimento no que se refere às vendas, as pequenas e médias empresas precisam cuidar com atenção especial de uma etapa fundamental: o transporte dos pedidos.

A logística pode determinar o sucesso ou o fracasso da operação e, infelizmente, em muitas empresas não recebe a atenção que deveria por parte dos empreendedores.

Alguns pontos nesse sentido são valorizados pelos clientes e lembrados para uma próxima compra:

  • valores dos fretes;
  • agilidade na entrega;
  • qualidade dos serviços.

Nesse artigo vamos apresentar os desafios do transporte no varejo e mostrar algumas dicas do que fazer para transformar essa área em um diferencial de vendas para sua loja de pequeno e médio porte. Continue lendo e confira!

O transporte no varejo

Pequenas e médias lojas que têm a necessidade de entregar os pedidos na residência de seus clientes precisam estar atentas a qualidade dos serviços prestados no que se refere ao transporte.

Acessando os sites de reclamações, percebe-se que uma das maiores queixas do mercado está relacionada aos transportes das mercadorias.

Os atrasos nas entregas, o extravio das mercadorias e produtos que chegam danificados ainda são comuns.

Essas situações geram desperdício de tempo, custos adicionais e grandes chances do cliente não realizar novas compras em sua loja.

O grande desafio está em resolver esses problemas do transporte no varejo que, em regra geral, são:

Falta de integração entre as áreas

A falta de uma metodologia na operação de logística, que integre as tarefas de vendas e expedição dos pedidos, é um dos grande desafio no transporte no varejo.

Sua loja deve possuir uma rotina que envolva todos os processos de aprovação, faturamento, separação de mercadorias, expedição, entrega e pós-venda, e ela deve ser comunicada passo a passo para o cliente.

Essa rotina precisa integrar as áreas de vendas, faturamento, estoque e expedição, onde todos os processos ocorram de forma automatizada e sem atropelos.

Visão de custo total da operação

Todo empreendimento precisa gerar lucro e, se os valores da operação não forem controlados, ela pode apresentar prejuízo sem que o empreendedor saiba disso.

A logística tem uma alta participação nos custos da operação e é muito importante que esses valores sejam mensurados e incluídos nas composições do preço de vendas das mercadorias.

Decisões não baseadas em números e fatos

O sucesso do transporte no varejo não está em simplesmente contratar empresas que ofereçam bons valores nos fretes.

É necessário acompanhar a qualidade oferecida nos serviços, alguns indicadores são fundamentais, como:

  • tempo de entrega;
  • devolução de pedidos;
  • problemas com danos nos produtos entregues;
  • ocorrências e problemas com transporte.

Para isso, é necessária a criação de métricas de transporte, onde pode-se avaliar os serviços prestados pelas empresas contratadas e tomar as providências quando o número de problemas estiver acima do aceitável.

O que fazer para resolver os desafios do transporte no varejo?

Uma das melhores opções para resolver a questão do transporte no varejo é a utilização de plataformas de frete, onde empresas especializadas homologam e cadastram transportadoras previamente avaliadas que prestam serviços de qualidade no mercado.

Em um único local, e com pouco esforço, é possível fazer cotações com dezenas de transportadoras para entrega de produtos em qualquer cidade do país.

Essas transportadoras oferecem valores de fretes abaixo do mercado e têm seus processos acompanhados, tanto em termos legais, como operacionais, pela própria plataforma.

Além disso, a plataforma oferece serviços de rastreamento de cargas, onde sua loja e seu cliente podem acompanhar todas as ações tomadas envolvendo a entrega do pedido.

Para resolver os desafios do transporte no varejo de sua loja, basta ter acesso a internet e acessar a plataforma da CARGOBR! 

Faça uma cotação e verifique todas as facilidades em cotar e contratar os serviços das melhores transportadoras do Brasil. É gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *