* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
transporte e a logística

Transporte e logística: é possível ter sustentabilidade?

Um dos meios de ver a área de logística e transporte é por meio de caminhões e carretas barulhentos, jogando para o ar o gás expelido pelo cano de escape.

Já o marítimo, rotineiramente vira notícia em função do derramamento de óleo de determinado navio e um prejuízo enorme ao ecossistema.

Ainda é comum, o trânsito e os veículos de grande porte estarem associados à poluição e à destruição da natureza.

Mas, com a conscientização da população e das empresas, esse cenário está mudando.

O transporte, a logística e a sustentabilidade podem conviver e estarem relacionadas entre si. Nesse post você vai ver como, continue lendo e confira!

O que é sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade foi criado pela ONU com objetivo de proporcionar um equilíbrio entre a economia, a sociedade e o meio ambiente.

Mas, na maioria das vezes, ele é utilizado para mostrar o cuidado com o meio ambiente que a população e as empresas precisam ter.

A sociedade sabe que a economia precisa avançar e produzir para garantir a subsistência das pessoas, no entanto, isso deve ser realizado sem prejudicar o meio ambiente e a natureza.

Os noticiários apresentam problemas ambientais provocados pela irresponsabilidade econômica, onde milhares de pessoas são prejudicadas, sofrendo perdas materiais e de vidas, como os casos de rompimento de barragem que aconteceram nos últimos anos.

De um lado está o desenvolvimento econômico, que exige a cada dia novas formas para extração de minérios, madeiras e espaço para criações de animais e expansão de bairros residenciais e distritos industriais.

De outro, a natureza responde ceifando vidas em função da falta de cuidado com os rios, matas e mar, modificando, inclusive, a temperatura e tentando recuperar espaços que foram tomados pelo homem.

Como equilibrar o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade?

A globalização proporcionou ao homem muitas oportunidades e hoje, em relação à logística, diariamente, milhões de cargas estão sendo transportadas para todos os cantos do planeta.

O crescimento é visível, bastando observar as rodovias e o número de caminhões circulando, levando produtos de norte ao sul do país.

A área de logística exige condições indispensáveis para que produtos possam ser transportados, como estradas e toda uma infraestrutura que permita viagens com qualidade e segurança.

A logística também pede mais portos, aeroportos e sonha com a volta das ferrovias.

Como compatibilizar o transporte e logística com a sustentabilidade?

Diante de todo esse quadro, a logística e o transporte precisam fazer a sua parte no que se refere à sustentabilidade, onde é possível realizar:

  • Redução da emissão de gás carbônico;
  • Aquisição de veículos híbridos, elétricos ou que utilizam biocombustíveis;
  • Economia de água na higienização dos veículos, com aproveitamento da água das chuvas;
  • Destinar corretamente os resíduos dos veículos para não afetar o meio ambiente;
  • Participação nos projetos de logística reversa, levando em conta o descarte, coleta, reutilização e reciclagem;
  • Criação de planos e políticas ambientais;
  • Buscar certificação ISO 14001;
  • Utilizar tecnologias limpas

Se todos os envolvidos nos processos logísticos e de transporte passarem a contribuir com a sustentabilidade do planeta, num breve espaço de tempo teremos uma nova realidade.

Programa Ambiental do Transporte – Despoluir

A partir da iniciativa conjunta da CNT (Confederação Nacional do Transporte), do SEST (Serviço Social do Transporte) e SENAT -(Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte), foi criado o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir.

O objetivo do programa é contribuir para a qualidade de vida e do meio ambiente, através de ações que promovem o bem-estar, mudando mentalidades e multiplicando conhecimentos.

Dentre as ações desenvolvidas, está a cartilha Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente que contribui, de forma significativa, para que os objetivos do programa sejam alcançados.

Mais do que nunca é necessário a ação e o envolvimento de todos, pois, o assunto trata de sobrevivência e qualidade de vida do ser humano.

A responsabilidade social e a sustentabilidade precisam estar nas prioridades do progresso econômico.

A contribuição e a convivência harmoniosa entre transporte, logística e sustentabilidade está mais próxima do que se imagina, resta apenas vontade e mãos as obras!

É possível o crescimento econômico e o progresso sem as agressões com a natureza e o meio ambiente e a sua empresa pode participar de forma ativa!

A CARGOBR incentiva e aplaude todas as ações voltadas ao meio ambiente, oferecendo, através de sua plataforma, o acesso às transportadoras que buscam uma convivência pacífica entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Acesse o site e faça sua cotação com transportadoras que cumprem suas obrigações e atendem à legislação pertinente a um mundo sustentável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *