* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como funcionam os processos de transporte de cargas perigosas?

Como funcionam os processos de transporte de cargas perigosas?

Dentro do universo da logística, existem diferentes tipos de transporte e encomendas a serem deslocadas, entre elas as cargas perigosas.

Como é de se imaginar, esse tipo de entrega precisa de uma série de cuidados específicos, para que tanto o transportador como o meio ambiente e as pessoas em volta não sofram qualquer acidente caso esse tipo de carga vaze ou passe por alguma avaria.

Infelizmente, não é raro ver notícias sobre o vazamento de químicos por problemas durante o transporte, como foi no caso do acidente ocorrido em Ohio, com um trem de carga no começo de 2023.

Nesse caso em específico, o que vazou foi o cloreto de vinila, substância altamente inflamável e cancerígena, que fez com que as autoridades locais tirassem centenas de pessoas de suas casas por um período de tempo, até tudo ser estabilizado.

No entanto, a situação poderia ter sido ainda pior se outro tipo de substância fosse vazada. 

Esse é apenas um exemplo do quanto é importante ter cuidado ao transportar cargas perigosas e atentar-se ao seu armazenamento, estocagem e, claro, o momento de carga e descarga.

Continue por aqui e entenda o que pode ser classificado como carga perigosa e os principais caminhos para ter sucesso com o transporte delas. Boa leitura.

O que são consideradas cargas perigosas?

As cargas perigosas são aquelas que são em totalidade ou possuem em alguma parte de sua composição um conteúdo que pode trazer riscos à saúde das pessoas ou para a natureza. Entre elas, podemos citar:

Explosivos: produtos que causam risco de explosão, como pólvora,

Inflamáveis: itens que podem gerar combustão, como gasolina, álcool e óleo,

Gases: causam dispersão rápida, além de alguns serem inflamáveis, como gás de cozinha,

Tóxicos: itens sólidos, líquidos ou gasosos que podem causar riscos graves para a saúde e natureza, como pesticidas,

Corrosivos: causam queimaduras e danos irreparáveis onde tocam, como ácido sulfúrico,

Radioativos: materiais que possuem radioatividade leve a moderada e podem causar uma série de débitos à saúde de pessoas, animais e da natureza em si, como plutônio e o césio-137, conhecido pelo acontecimento em 1987 em Goiânia.

Processos necessários para o transporte de cargas perigosas

Para que as cargas perigosas não causem qualquer risco para quem estiver envolvido ou próximo a elas, é necessário seguir alguns processos, confira-os a seguir e atente-se.

Embalagens próprias

Os materiais radioativos precisam estar em embalagens preparadas para eles, que geralmente possuem chumbo para que a radioatividade não ultrapasse e atinja os transportadores.

É fundamental estar atento ao tipo de embalagem que cada carga perigosa demanda.

Circulação

A rota precisa ser definida conforme a carga transportada, pois existem leis que limitam a circulação em certas regiões do país.

Inclusive, caso haja algum erro na roteirização e rastreio, podem haver multas e demais penalidades. Por isso, sempre se atente às leis locais e aos impedimentos legais.

Uso de EPIs obrigatórios

Mesmo que o transportador seja responsável apenas pela carga, descarga e o deslocamento da entrega, ele precisa ter um treinamento específico e possuir os EPIs necessários para manusear esses pedidos.

É fundamental que no treinamento ele saiba quais os principais riscos e formas de se salvar em casos de acidentes ou vazamentos.

E aí, preparado para contar com o transporte de cargas perigosas? Aproveite para aprender mais sobre esse assunto e complemente a leitura com o artigo sobre a gestão de riscos no transporte de cargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *