* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
5 cuidados essenciais no transporte de cargas frágeis

5 cuidados essenciais no transporte de cargas frágeis

Apesar de não ser tão comum para algumas empresas, uma hora ou outra aparecerá a necessidade de transporte de cargas frágeis, sendo preciso atender às especificidades desse tipo de produto.

Sejam vidros, obras de arte, cristais, vidros em geral e outros materiais delicados, eles podem facilmente sofrer avarias, tanto no embarcamento como no transporte e entrega.

Para evitar a chance de entregar essas mercadorias com qualquer problema e superar as expectativas dos clientes, veja quais são os 5 cuidados especiais para se tomar ao fazer essa transportação. Confira.

Como ter mais cuidado com o transporte de cargas frágeis? 

Esses casos demandam alta responsabilidade e inteligência, tanto para preservação dos produtos, como para aproveitar o espaço do caminhão da melhor maneira.

Além de impedir complicações para você e para a empresa, dar a devida atenção e cuidado para esse frete é essencial para ganhar credibilidade com os clientes e obter sucesso frente à concorrência e ao mercado em si.

Não é raro observar casos de empresas que não atendem às expectativas nesse tipo de carregamento e acabam ficando para trás.

Por isso, veja as 5 dicas que separamos para não errar no transporte de cargas frágeis.

Embale item por item

É comum que o carregamento de produtos comuns seja realizado agrupando vários itens em uma mesma caixa. No entanto, quando se trata de materiais que podem quebrar com facilidade, é preciso mudar a abordagem e embalar cada um separadamente, como forma de protegê-los.

Além disso, optar por plásticos-bolha e outros componentes dentro de cada caixa pode evitar transtornos no trajeto.

Escolha as melhores embalagens

Além da importância de segregar cada mercadoria isoladamente, é também interessante prestar atenção na qualidade das embalagens, já que precisam ser resistentes para que não rasguem ou percam a inteireza durante o transporte.

Existe uma variedade de caixas no mercado, de modo que não é difícil encontrar o modelo ideal para objeto quebradiço.

Uma dica é priorizar caixas de plástico ou de madeira, que, além de serem altamente confiáveis, podem ser reutilizadas, tornando o custo menor e o processo mais sustentável.

Sinalize os produtos delicados

Proteção nunca é demais e cuidado também! Por isso, quando o assunto é transporte de cargas frágeis, opte por sinalizar em todas as facetas das caixas o tipo de material que ali está e para se tomar cuidado.

Essa informação fará com que a pessoa que for lidar com o produto depois tenha cautela no manuseio e desembarque.

Garanta a segurança em todo o processo com a tecnologia

Transportações dessa natureza precisam de proteção tanto contra avarias, como também de roubos e outros problemas como atrasos e temperatura, principalmente quando se fala em medicamentos e equipamentos médicos, por exemplo.

Para garantir a proteção em relação a todos esses fatores, conte com a tecnologia de um GPS, por exemplo, para ter acesso à localização do caminhão em tempo real, aplicativos para indicar a melhor rota e localizadores nas próprias mercadorias.

Coloque esses itens no topo 

Se esse tipo de produto for colocado em uma carga fracionada, opte por colocar os quebráveis no topo para que não sofram esmagamento.

Além disso, ao chegar no destino, os colaboradores poderão ver facilmente as caixas que necessitam cautela e dar prioridade para o seu desembarque, tomando todos os cuidados necessários.

Agora que você sabe dessas precauções a se tomar no transporte de cargas frágeis, aproveite para continuar em nosso blog e ler sobre last mile e sua importância.

Não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais novidades sobre logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *