* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
transporte de cargas fracionadas

Transporte de cargas fracionadas: saiba tudo a respeito

Existem transportadoras que são especializadas em cargas fracionadas, ou seja, coletam mercadorias de um ou mais pontos e as entregam em diversos locais diferentes.

Como é de se imaginar, é preciso uma organização e logística de qualidade para prestar bons serviços aos seus clientes, sem extraviar mercadorias ou ter problemas com avarias.

São quantidades imensas de encomendas e pacotes dos mais variados tamanhos, pesos e características, que precisam ser separados, organizados e remetidos aos diversos destinos.

Nesse artigo conheça o transporte de cargas fracionadas, como ele funciona e sua importância no meio logístico, continue lendo!

O que é transporte de cargas fracionadas?

A carga fracionada é aquela que não ocupa todo o espaço do veículo que fará o transporte ao seu destino.

Portanto, transportadoras especializadas nesse tipo de carga reúnem diversas mercadorias, dos mais diversos segmentos e montam uma carga única que tenha por objetivo uma mesma região.

Com isso, diminui-se o custo do transporte, viabilizando o frete e atendendo as empresas que necessitam remeter pequenas mercadorias aos mais diversos locais.

A operação, por parte da transportadora, exige imenso cuidado e responsabilidade, bem como agilidade e qualidade dos serviços.

A cubagem da carga

O transporte de cargas fracionadas precisa lidar com situações onde a combinação de peso e volume precisa ser avaliada caso a caso.

Isso se chama cubagem de carga, que tem por objetivo relacionar o volume e o peso da mercadoria para acomodação no caminhão.

Algumas mercadorias podem ocupar um grande espaço na carroceria, no entanto, possuírem um peso muito aquém da capacidade do veículo, já outras podem ser muito pesadas e de um tamanho pequeno.

A transportadora precisa obedecer os critérios de peso conforme a legislação e capacidade do veículo e atender as duas situações com relação a peso e volume.

Surge, portanto, a equação justa para os preços de transporte segundo a cubagem da mercadoria, saiba mais a respeito desse assunto nesse post.

Estrutura de coleta e entrega

Empresas de transporte de cargas fracionadas, normalmente, possuem filiais ou depósitos que fazem a realização de coletas e entregas nas diversas regiões que atendem por meio de caminhões ou veículos menores.

Por isso, precisam ter uma estrutura robusta que precisa funcionar full time.

Isso porque a combinação entre qualidade dos serviços e valor dos fretes é indispensável para o sucesso da operação, uma vez, que a concorrência é grande e o mercado a cada dia é mais exigente.

Como funciona essa estrutura

Os serviços de entrega e coleta de mercadorias precisam ser realizados durante o horário comercial, em algumas grandes cidades em horários específicos determinados por lei.

Todo o material coletado é levado para o depósito local da transportadora, separado e embarcado em caminhões que farão a viagem para outras regiões, onde os produtos serão descarregados nas outras filiais da empresa de transporte.

Lá, serão separados e embarcados em veículos menores que farão a entrega nas cidades ou bairros da região.

Esse processo é contínuo e funciona dentro de uma programação logística que não pode falhar.

Estrutura funcional

Percebe-se que a empresa que trabalha com transporte de cargas fracionadas precisa ter uma estrutura para poder atender a essa demanda.

Equipe de funcionários que envolvem motoristas e ajudantes para coleta e entrega nas cidades e veículos urbanos para esse fim, bem como todo o time operacional e de apoio.

Além disso, também é necessária toda uma estrutura de depósito e controles, envolvendo profissionais capacitados, equipamentos de automação, para atender as ocorrências com precisão e qualidade.

Nesse contexto, localizar a melhor opção para sua empresa pode ser um grande desafio.

Pensando nisso, a CARGOBR tem uma plataforma ideal para você, que precisa de serviços de transporte fracionado. São dezenas de opções de transportadoras a sua disposição.

Acesse a plataforma e faça uma cotação gratuita, você, certamente, irá localizar a melhor opção em termos de transporte para sua empresa, afinal de contas, a CARGOBR é especialista nesse assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *