Skip to main content

Quais as diferenças entre a transportadora digital e a tradicional?

O mundo mudou e na área de logística surgiu a transportadora digital, ou seja, um formato diferenciado na prestação de serviços, se comparado aos tradicionais.

Independente do tipo, os serviços oferecidos pelas transportadoras envolvem não apenas transporte de mercadorias, mas também abrangem os processos de:

  • cotação,
  • contratação,
  • gerenciamento,
  • rastreamento.

As empresas de transporte digital estão envolvidas nos processos conhecidos como Logística 4.0, uma inspiração da já conhecida Indústria 4.0, que possui as suas atividades baseadas na utilização da tecnologia para a automação e troca de dados.

Muitas empresas da área estão migrando para essa realidade, melhorando efetivamente o atendimento aos clientes, diminuindo custos operacionais e aumentando a lucratividade de suas operações.

Nesse post, apresentamos as diferenças entre a transportadora digital e a tradicional. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!

Como funciona a transportadora tradicional?

A transportadora tradicional é aquela que ainda trabalha sem a utilização dos recursos oferecidos pela internet e automação dos processos.

O processo para a cotação e contratação de fretes exige que o contato seja realizado via telefone ou pessoalmente.

O gerenciamento dos processos burocráticos e administrativos também acontece por via telefônica, e a troca de documentos precisa ser realizada através do envio de e-mails ou entregue pessoalmente.

Além disso, não existe a disponibilidade dos serviços de rastreamento das cargas e encomendas, portanto, qualquer informação a respeito exige uma ligação para a transportadora.

Como funciona a transportadora digital?

A transportadora digital é aquela que utiliza a tecnologia a seu favor e oferece aos clientes formas de contato e comunicação online e em tempo real.

As cotações são realizadas via um aplicativo disponível na internet, onde o cliente apresenta as informações e a proposta é enviada de forma automática em alguns minutos.

A contratação dos serviços de transporte também é realizada no aplicativo, onde todos os processos burocráticos são resolvidos instantaneamente.

Os controles das cargas e seu rastreamento estão disponíveis na rede mundial, possibilitando que sua empresa verifique a situação de cada pedido e permitindo que o seu cliente possa também acompanhar o processo de transporte.

Onde encontrar a transportadora digital?

Como se observa, os processos da transportadora digital atendem às necessidades atuais da área logística, onde o tempo é fundamental para a satisfação dos clientes.

Além disso, os processos automatizados diminuem os custos operacionais e facilitam os trabalhos das transportadoras e dos clientes que desejam contratá-las.

Uma maneira de encontrar a transportadora digital é utilizando a plataforma de fretes, ou seja, uma aplicação disponível na internet que reúne centenas de empresas de transportes conceituadas e que comprovadamente oferecem excelentes serviços ao mercado.

Todos os processos citados anteriormente são oferecidos pela plataforma, com a vantagem que, a partir de uma única consulta, sua empresa acessa todas as transportadoras que oferecem os serviços desejados para qualquer lugar do Brasil.

Outras vantagens da plataforma de fretes

Como já visto, a plataforma de fretes possibilita à sua empresa cotar os serviços de logística em tempo real com centenas de transportadoras.

Além disso, outras vantagens são percebidas a partir da sua utilização, como:

  • segurança no cumprimento das obrigações legais,
  • qualidade nos serviços prestados,
  • rastreamento dos pedidos,
  • fretes abaixo dos valores cobrados pelo mercado.

Para que sua empresa conheça as vantagens na contratação de uma transportadora digital, nada melhor do que encontrá-las reunidas em único ambiente.

Para isso, conheça a plataforma de fretes da CARGOBR, uma empresa reconhecida em todo o Brasil e que apresenta as melhores opções quando o assunto é tecnologia e logística. Acesse agora nosso site e faça um teste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *