* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
É possível eliminar trabalhos manuais na gestão logística do transportador?

É possível eliminar trabalhos manuais na gestão logística do transportador?

De fato, a presença de trabalhos manuais dentro da logística de transporte ainda é bastante alta no Brasil, o que reflete uma série de problemas dentro desse setor tão importante.

A cada dia que passa, a tecnologia vai tomando novas formas, de forma a otimizar processos e integrar etapas, bem como tornar muitos trabalhos manuais e automatizados, de forma que com poucos cliques a demanda é resolvida.

No entanto, para que isso seja possível em todas as empresas que usam a logística em alguma parte do seu cotidiano, é necessário que a primeira coisa a ser mudada seja a cultura empresarial, para que a tecnologia seja uma prioridade da organização.

A tecnologia dentro da logística vai muito além de softwares inteligentes e sistemas de rastreamento, mas na inclusão de inovações em todos os processos possíveis, para que essa cultura guie a marca em si.

Sendo assim, não faz sentido pagar licenças de programas ultra evoluídos, se os gestores tendem a comunicar-se, ensinar e gerir a empresa de forma antiquada, já que essa grande disparidade pode só complicar ainda mais os processos.

Pensando em ajudar você a entender a importância de extirpar os trabalhos manuais da sua empresa e de que forma tornar a logística mais tecnológica, criamos esse conteúdo.

Continue a leitura e perceba que até mesmo para as empresas com décadas de história, podem otimizar os seus processos e melhorar ainda mais a sua atuação. Confira.

Qual a importância da extinção do trabalho manual no setor logístico?

Antes de entender na prática como eliminar o trabalho manual do setor logístico da sua empresa, é importante saber o porquê de fazer uma mudança tão drástica na cultura e nos processos da sua organização.

Em primeiro lugar, o trabalho manual é mais demorado e sai mais caro por uma série de motivos, como a maior facilidade do surgimento de erros e os encargos dos salários dos colaboradores, bem como o tempo gasto para esse tipo de ação.

Muitas vezes, empresas demoram horas para resolver um processo que poderia ser automatizado, de forma que os colaboradores apenas consultam o sistema, em vez de ficarem um dia todo preenchendo planilhas e consultando documentos, por exemplo.

Inovar não é um luxo, é uma necessidade cada dia mais presente, que mostra em diferentes formas o quanto é fundamental para o crescimento de empresas de diferentes tamanhos.

Além disso, processos automatizados permitem que a sua equipe foque no que realmente importa, como a gestão e planejamento dos transportes, além de aumentar a sua capacidade produtiva e de serviços de ponta.

Como eliminar trabalhos manuais na gestão logística do transportador?

Veja a seguir algumas dicas de como acabar de uma vez por todas com os trabalhos manuais dentro da sua organização, de forma a alavancar a sua empresa para um nível ainda maior de excelência.

Integração de processos

Se um mesmo sistema pode integrar diferentes processos, por que manter a sua equipe focada em 4 locais diferentes, por exemplo?

Sistemas integrados permitem que o controle de estoque, a criação da rota, a separação do produto e a emissão dos documentos, como as notas fiscais, sejam feitas em poucos segundos.

Utilização da torre de controle

A torre de controle nada mais é que uma grande central que possui todos os dados e status possíveis de todas as entregas da sua empresa, seja ela qual for.

Dessa forma, é possível detectar erros na hora em que acontecem e encontrar a melhor resposta, evitando ao máximo que essa questão vire uma bola de neve, por exemplo.

Otimização do cálculo de fretes

Muitas empresas pecam, principalmente quando falamos no e-commerce na questão do cálculo de fretes. Você sabia que eles podem ser calculados automaticamente assim que o cliente pesquisa pelo CEP dele em seu site?

Existem diversas aplicações que permitem o cálculo rápido e assertivo de diferentes tipos de frete, seja pelos Correios, motoboy, empresa logística parceira e o próprio transporte da sua marca, por exemplo.

Antecipação de demandas

A tecnologia permite projeções específicas e que podem auxiliar na hora de fazer compras, pensar em estratégias e até mesmo investir em insumos e melhorias na sua empresa.

Os sistemas permitem que você saiba qual mês possui baixa demanda, de forma que não é necessário fazer a mesma quantidade de compras, ao passo que aqueles que as vendas ultrapassam a média.

Entendeu porque é tão importante automatizar processos e acabar com os trabalhos manuais na sua organização?

Aproveite para continuar por aqui e entender mais sobre como gerenciar riscos no transporte de cargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *