* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

O que é e como funciona um TMS na logística?

A organização e os controles são fundamentais para a área do transporte de cargas e o TMS é uma ferramenta indispensável para a logística das entregas.

Independente do tamanho da empresa, o controle dos processos de transporte, recebimento e entrega de mercadorias é vital para o sucesso da operação.

Não há como realizar uma boa gestão logística sem a utilização do TMS, sigla do inglês Transportation Management System, que traduzido significa: Sistema de Gerenciamento de Transporte.

Através desse software é possível acompanhar todo o processo de transporte das mercadorias, desde as funções burocráticas, expedição, trajeto até a entrega dos produtos ao seu destino.

Nesse post apresentamos o TMS e como ele funciona na logística. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que faz o TMS?

Como já mencionado, o TMS é um software destinado ao controle completo de toda a gestão de transporte.

Cada vez mais, busca-se por qualidade e redução de custos nessa importante área da economia envolvendo embarcadores e transportadoras.

Sem um acompanhamento diário de todos os processos logísticos, onde correções possam ser efetuadas em tempo real e decisões tomadas com base em informações confiáveis, torna-se difícil o sucesso de uma operação.

Através da utilização desse sistema, é possível:

  • emitir o conhecimento e manifesto de cargas,
  • visualizar coletas, embarques e entregas de mercadorias,
  • cadastrar e controlar os preços, taxas e tarifas de transporte,
  • acompanhar os processos de entrega,
  • controlar e obter informações sobre as movimentações realizadas,
  • visualizar e acompanhar o faturamento e dados estatísticos das operações.

Diante de todas as atividades envolvidas e controladas pelo TMS, percebe-se que essa solução atende a diversas áreas da empresa.

Áreas atendidas pelo TMS

O sistema TMS, muito além de fazer a gestão dos transportes, contribui também com diversos setores da organização, tais como:

Planejamento orçamentário

Os dados obtidos através do sistema possibilitam que a equipe de logística possa tomar decisões importantes e desenvolver um planejamento com relação à previsão e controle orçamentário de transporte.

Operação logística

Junto à operação logística, possibilita o planejamento e controle de coleta e entrega de mercadorias, além do rastreamento e monitoramento de cargas.

Custos

O sistema contribui com a área de Custos, onde informações envolvendo valores de transportes são atualizadas, para a manutenção e atualização dos preços.

Compras e suprimentos

A área de Compras e Suprimentos consegue controlar e prever a entrada e saída de mercadorias a partir do TMS, possibilitando a organização e programação de pedidos junto aos fornecedores.

Controle de estoque

O Controle de Estoque, através das movimentações e programações que o sistema apresenta, possibilita organizar o recebimento, estocagem e separação de mercadorias, otimizando os processos internos de logística.

Expedição

A área de Expedição também é favorecida com a utilização de um sistema de gestão logística, quando além de antecipar movimentações, consegue controlar com eficiência os serviços de entrega.

Toda o setor logístico é beneficiado a partir da implantação do TMS, além de colaborar com outros setores, fornecendo informações estratégicas para a gestão do empreendimento.

A organização, controle e disponibilidade das informações são fundamentais para que as operações alcancem seus objetivos.

A ausência de um sistema de gestão logística compromete os resultados da operação, que estão focados na:

Agora que você já sabe o que é e como funciona um TMS na logística, continue conosco e descubra a importância da otimização dos transportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *