* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Quais tipos de notas fiscais a CARGOBR aceita?

Não é preciso ser expert do universo da logística para ter em mente que as notas fiscais são fundamentais para uma série de operações, como organização de estoque e entrega.

As notas fiscais são documentos legais que registram as transações comerciais entre as empresas, seja na compra ou venda de produtos, ou serviços. No contexto logístico, esses documentos assumem uma importância ainda maior.

Isso porque servem como comprovantes e registros das operações realizadas, garantindo a transparência e a conformidade fiscal, além de confirmar compras e permitir a realização da separação dos produtos, faturamento e entrega.

A emissão correta e o controle das notas fiscais trazem uma série de benefícios para a logística de uma empresa. Em primeiro lugar, elas são essenciais para o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias impostas pelas leis do país. 

Sendo assim, ao emitir e armazenar as notas fiscais de forma adequada, a empresa evita problemas com a fiscalização e possíveis penalizações, principalmente com a Receita Federal e o SEFAZ.

Além disso, esse documento fornecem informações valiosas para a gestão da cadeia de suprimentos, bem como para o cliente final. Elas contêm dados como descrição dos produtos, quantidades, valores, impostos e entre outros.

E aí, preparado para conhecer os principais tipos de notas fiscais e quais delas são aceitas pela CARGOBR? Boa leitura.

Os principais tipos de notas fiscais

Antes de saber como o sistema da CARGOBR funciona em relação ao aceite de notas fiscais de diferentes naturezas, é preciso conhecer os tipos mais comuns e presentes tanto no atacado quanto no varejo e nas transações digitais em geral:

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): é um documento fiscal digital que substitui a antiga nota fiscal impressa. Ela foi criada com o objetivo de modernizar e agilizar o processo de emissão, armazenamento e controle das notas fiscais. 

A NF-e é emitida e armazenada eletronicamente, seguindo um padrão estabelecido pela Receita Federal e possui validade jurídica em todo o território brasileiro.

Nota Fiscal do Consumidor (NF-c): já essa, trata-se de um documento emitido em vendas realizadas para consumidores finais. Ela é emitida no momento da venda ao consumidor e pode ser impressa em papel ou gerada de forma eletrônica. 

A NF-c tem como objetivo comprovar a aquisição de bens ou serviços pelo consumidor final.

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e): por fim, temos a nota fiscal de serviços e, como o próprio nome indica, trata-se de um documento exclusivo para a prestação de trabalhos.

Ela também é emitida e armazenada eletronicamente, seguindo um padrão estabelecido pelas prefeituras municipais. A NFS-e substitui as antigas notas fiscais impressas de serviços e tem como objetivo facilitar a emissão e o controle desses documentos.

Quais os tipos de notas fiscais aceitas pela CARGOBR? 

As notas fiscais mais comumente presentes em nosso portal são de natureza de venda, simples remessa, doação, devolução e remessa para conserto.

Justamente com a intenção de auxiliar você nesse processo, em nosso site você encontra um modelo disponível para auxiliar no preenchimento na hora da emissão.

Para encontrá-lo, basta acessar seu painel, clicar na aba “Pendência” e depois clicar em “Como preencher” para visualizar.

Os dados que irão aparecer no modelo correspondem aos colocados na hora da cotação. Sendo assim, é necessário apenas copiar as informações e inserir no seu sistema emissor de notas os seguintes dados:

Dados do destinatário, como nome, documento, telefone e endereço completo,

Dados do transportador responsável pela entrega,

Quantidade de peso e volume,

Frete por conta de terceiros,

Observações adicionais: A CARGOBR (CNPJ 17.781.400/0001-84) é a consignatária desse frete.

Quais não são aceitas?

Como dissemos no começo do conteúdo, existe uma certa variedade de tipos de notas fiscais, de forma que não aceitamos todas.

Nós não aceitamos as Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e) e ou declarações de conteúdo, bem como as notas fiscais com operação de “Devolução” são invalidadas automaticamente pelo sistema.

Agora que você leu o artigo, ainda restaram dúvidas? Caso sim, por favor entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

One thought to “Quais tipos de notas fiscais a CARGOBR aceita?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *