* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Tipos de frete: conheça quais são e o melhor para o seu negócio

Tipos de frete: conheça quais são e o melhor para o seu negócio

Dentro da logística, existem diferentes tipos de frete, justamente para atender pessoas e principalmente empresas em suas diversas necessidades.

Essa variedade existe justamente para atender às necessidades e demandas variadas das empresas em relação ao transporte de mercadorias, além de tornar determinados aspectos mais simples de serem atendidos, como, por exemplo:

Urgência: dependendo da urgência da entrega, as empresas podem optar por um tipo de frete mais rápido, o que também eleva os preços.

Distância: a distância entre o local de origem e destino da carga influencia a escolha do tipo de frete. O frete rodoviário é mais adequado para distâncias curtas ou médias dentro do mesmo país.

Peso e volume da carga: cargas de grande volume ou peso requerem modalidades de transporte específicas, o que também influencia no prazo, valores e estratégia.

Natureza da carga: Alguns tipos de carga têm requisitos especiais, como cargas perecíveis ou sensíveis à temperatura, que requerem um tipo de frete específico.

Custo: o custo do frete é um fator crítico na logística empresarial. As empresas procuram equilibrar a qualidade do serviço de transporte com os custos envolvidos.

Confira nesse conteúdo os tipos de frete que melhor atendem essas e demais necessidades das marcas. Boa leitura.

Quais são os principais modelos de contratação de frete?

Conheça a seguir os modelos de contratação de frete mais comuns no Brasil e veja quais deles melhor atendem as demandas da sua marca.

Contratação normal: nesse modelo, o embarcador contrata diretamente uma transportadora para realizar o transporte de sua carga e nessa comunicação acorda os valores, prazos e modal.

Subcontratação: a subcontratação ocorre quando a transportadora originalmente contratada pelo cliente terceiriza parte ou todo o serviço de transporte para outra empresa (subcontratada), principalmente por ausência de frota e pessoal contratado.

Redespacho: no modelo de redespacho, o transporte é dividido em algumas etapas. A transportadora contratada trecho inicial do transporte, até um determinado ponto intermediário. 

Ao chegar nesse ponto, a carga é transferida para outra transportadora, que fica responsável pelo restante do caminho até chegar ao cliente.

Redespacho intermediário: este é semelhante ao modelo de redespacho, porém, envolve a participação de mais de duas transportadoras.

Conheça os principais tipos de frete

Veja a seguir os tipos de frete mais usados atualmente no Brasil e entenda também as suas principais vantagens.

CIF

Em português, CIF é a sigla para “custo, seguro e frete”. Nessa modalidade, o pagamento é feito por quem compra o produto, assim que fecha a venda e o vendedor assume a responsabilidade pelos riscos e custos do transporte até a entrega da mercadoria.

Geralmente, o consumidor final prefere utilizar o CIF, mesmo que seja mais caro, pois assim não precisa lidar com o manuseio e outros detalhes operacionais.

Essa forma de logística tem dois principais benefícios, sendo o primeiro para o consumidor final que terá mais segurança e também para os transportadores, já que o vendedor é encarregado de organizar o transporte da carga até o porto de destino.

FOB

Em português, a sigla FOB pode ser entendida como livre a bordo. Nesse frete, a responsabilidade do vendedor encerra-se quando as mercadorias são despachadas.

 A partir do momento do embarque, é o comprador que assume os custos e riscos do transporte, uma vez que a responsabilidade do fornecedor termina quando o produto é colocado no transporte. Essa modalidade é mais favorável para os vendedores.

Como principal benefício, o cliente final tem mais clareza sobre os custos de transporte, uma vez que assume a responsabilidade a partir do ponto de embarque. Isso pode ajudar na análise dos custos logísticos e no planejamento financeiro.

Seja qual for o tipo de frete escolhido, faça a sua cotação na CARGOBR! Entre agora em nosso site e faça o seu orçamento em alguns cliques, sem dor de cabeça ou burocracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *