* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Quais são os tipos de armazenagem de cargas?

Quais são os tipos de armazenagem de cargas?

Dependendo da dinâmica e das necessidades da sua empresa, é importante fazer uma avaliação dos tipos de armazenagem de cargas disponíveis no mercado.

Para isso, algumas questões devem ser analisadas, tais como:

  • tempo médio de armazenamento,
  • tipos de volumes a serem estocados,
  • características das mercadorias,
  • exigências específicas de armazenagem.

Para cada situação deve haver uma solução apropriada que atenda com qualidade, rapidez e segurança as necessidades do seu empreendimento.

Além da avaliação física dos locais onde os produtos serão armazenados, é indispensável uma infraestrutura que possibilite a comunicação de voz e dados, permitindo a troca de informações e atualizações dos sistemas de gestão da empresa.

Neste post apresentamos quais são os tipos de armazenagem de cargas e sua importância para o sucesso da operação do seu negócio. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Importância da armazenagem de cargas

A armazenagem de cargas é fundamental no processo logístico de qualquer operação.

A partir das necessidades específicas de cada produto, deve-se encontrar a melhor opção para estocar as mercadorias, levando-se em conta as seguintes características do ambiente:

  • localização geográfica do depósito,
  • facilidade de acesso,
  • segurança da edificação,
  • condições adequadas para armazenamento,
  • possibilidades de layouts do ambiente,
  • agilidade e manuseio das mercadorias,
  • custos.

O atendimento aos requisitos que envolvem os pontos assinalados é fundamental para que se tenha êxito no armazenamento, independentemente do tipo a ser escolhido.

Tipos de armazenagem de cargas

Existem três principais tipos de armazenagem de cargas, que devem ser priorizados a partir das necessidades e das estratégias estabelecidas por sua empresa. São elas:

Armazenagem própria

A armazenagem própria, como o nome diz, é aquela em que todo o processo de administração e operação fica sob a responsabilidade da sua empresa.

O galpão, nesse caso, é de incumbência do seu negócio, ou seja, a manutenção, segurança e todas as despesas são obrigatoriedades que precisam ser controladas e cumpridas mensalmente.

Nesse tipo de armazenagem todos os colaboradores estão diretamente ligados ao seu empreendimento, portanto, precisam ser treinados e monitorados para que as ações logísticas ocorram da forma desejada.

A vantagem em trabalhar com armazenagem própria está na possibilidade de realização de mudanças, já que as definições e métodos utilizados são resolvidos internamente e de acordo com as necessidades.

Armazenagem terceirizada

A armazenagem terceirizada é aquela que conta com uma organização especializada e contratada para isso.

Todos os processos e o próprio imóvel estão sob a responsabilidade da companhia contratada.

A vantagem nesse tipo de situação é uma diminuição da estrutura física e de colaboradores, contando com profissionais especializados na área contratados pela empresa terceirizada, que assumem toda a operação de armazenamento.

Armazenagem contratada

Dentre as principais opções de armazenagem de cargas, a contratada é outro tipo bastante utilizado pelas corporações. Apesar do imóvel ficar sob a responsabilidade de terceiros, a gestão de logística fica a cargo do seu empreendimento.

Portanto, os colaboradores são contratados e treinados pelo seu negócio, além, é claro, do aluguel cobrado pela empresa que cede o espaço.

Nesse caso, a situação pode ser vantajosa para companhias que possuem uma equipe capacitada na área, mas não têm interesse na aquisição de um imóvel para essa operação.

Uma das três opções, certamente, atenderá às necessidades da sua empresa, bastando apenas uma avaliação dos prós e contras de cada alternativa e a escolha da que melhor se encaixa na sua realidade.

Agora que você já conhece os tipos de armazenagem de cargas, continue conosco e leia nosso post que trata do tema: vale a pena ter um centro de distribuição?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *