* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Confira a importância do termo de isenção para o envio das suas cargas

Confira a importância do termo de isenção para o envio das suas cargas

Como você deve imaginar, o termo de isenção é mais um documento necessário para transportes de cargas, mas não é necessário em todos os fretes que você precisar.

Quando o assunto é sobre documentos necessários para a realização do transporte de algum produto, existem diferentes tipos. Alguns deles, inclusive, são obrigatórios para que o processo de deslocamento aconteça.

Sendo assim, quanto mais conhecimento sobre as burocracias da logística e a necessidade de determinados tipos de papelada, melhor para que a sua empresa evite problemas com a justiça e até mesmo a fiscalização que pode impedir as suas entregas.

Muitos clientes não irão entender porque os pedidos estão demorando ou porque não possuem logo de cara os papéis necessários para que ambos os lados tenham segurança nessa etapa tão importante de uma compra.

Pensando em ajudar você a entender mais sobre esses documentos, trouxemos este post específico que fala sobre o termo de isenção, onde você compreendera do que se trata, para que serve e como criar um, caso tenha a necessidade.

Continue por aqui e tenha uma boa leitura.

O que é o termo de isenção?

O termo de isenção nada mais é que um documento exigido pelos transportadores quando encontram um tipo de frete que não estão acostumados a fazer, de forma que alguns tipos de responsabilidade não se tornam obrigatórios.

É muito comum que esse documento seja emitido em casos de transportadores terem que deslocar vidros, químicos, latarias e demais tipos de produtos que não fazem parte do seu perfil de carga.

Um transportador que está acostumado a lidar com cereais e até mesmo cargas vivas, por exemplo, não terá a mesma expertise para lidar com uma carga de vidros, certo?

O termo protege o transportador, de forma que o isenta de obrigações e qualquer tipo de ônus em casos de avarias que possam ocorrer durante o processo de transporte. 

No entanto, o documento possui condições, que envolvem o manuseio responsável dos itens, bem como não cobre extravios, furtos e roubos.

Como fazer o termo de isenção? 

Para que você possa ter esse documento em mãos, precisa criar um para cada tipo de entrega que fizer fora do seu escopo tradicional de trabalho. No entanto, não é complicado e no próprio site da CARGOBR você pode fazer o seu em alguns minutos.

Em primeiro lugar, acesse ou crie um login em nosso site. Depois, você será redirecionado ao seu painel. Agora, clique em “Pendências”.

Nesta outra página você vai encontrar todos os seus pedidos pendentes de envio de documentação, para realizar o download é só clicar no botão “Baixar termo” na coluna “Documentação”.

Nesse momento, o documento será enviado para o seu e-mail também, de forma que você poderá abri-lo e então baixar o termo de isenção. Por fim, abra o arquivo, preencha com os dados da sua empresa e envie para a análise.

A análise serve para identificar qualquer tipo de incongruência no pedido e também confirmar a necessidade do documento.

Tempo de análise do termo de isenção 

O termo de isenção é analisado no mesmo dia em que foi enviado, desde que até as 17h, que é o horário de corte da equipe responsável.

Ele pode ser aceito ou não, a negativação pode ocorrer devido ao não preenchimento correto de algum campo necessário.

Algumas empresas podem solicitar, além da assinatura, o carimbo da sua empresa.

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar conosco para entender mais sobre esse documento, a sua emissão e análise. Será um prazer atendê-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *