* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Terceirização de frotas e economia

Terceirização de frotas e economia

Tudo indica que passaremos ainda um bom tempo sob os efeitos da crise que acometeu o país. O ramo de transportes, afetado não apenas pela queda de demanda, mas também pelo avanço dos custos com combustíveis, peças de reposição, pedágios e até mesmo impostos, está ávido por novos clientes. Talvez essa seja a melhor hora de você aposentar sua pequena frota própria, recorrendo à terceirização de frotas, ainda que seja com veículos dedicados ou exclusivos – entenda um pouco porque.

Reduzindo custos

A terceirização de frotas é uma tendência que já vem sendo observada no Brasil desde a década de 1980. São poucas as pequenas e médias empresas hoje em dia que mantêm frotas próprias, e mesmo no caso de grandes conglomerados, frotas foram separadas em companhias independentes, que não apenas prestam serviços para suas matrizes, mas também para outros clientes.

Entretanto, algumas empresas ainda mantêm parte de sua logística em frotas próprias de pequeno porte, principalmente para entregas urbanas e nas proximidades de suas fábricas ou depósitos. Uma má notícia para quem está nesse barco: os custos de manutenção desse tipo de atividade subiram e devem subir ainda mais no segundo semestre. Para piorar, à medida que veículos próprios vão se tornando obsoletos ou ganhando quilometragem, gastos com manutenção sobem e o desempenho do veículo, tanto em termos de consumo quanto na própria carga tolerada, recuam.

A terceirização de frotas é uma saída para economizar um pouco nesse segmento, levando em conta que empresas que optarem pela migração ainda terão capacidade de gerar algum caixa com a venda de seus veículos atuais – um movimento bastante inteligente face à crise que vivemos.

Conseguindo mais vantagens

Mercado ruim para uns é sempre bom para outros. A terceirização de frotas pode colocar você nesse segundo grupo. Com menos clientes e um volume menor de produtos para transportar, além de custos individuais maiores em cada operação, empresas de logística e transportadoras estão hoje dispostas a abrir mão de uma maior lucratividade em prol do aumento de sua carteira de clientes. É a hora de você agir, tentando conseguir preços e vantagens que em tempos de bonança econômica provavelmente não seriam possíveis.

Especialmente para a pequena empresa, a crise pode representar um ganho sem precedentes no poder de barganha. Transportadoras parecem mais dispostas a ceder mais e exigir menos e esse é o momento de atuar e mover suas custosas entregas para as mãos de um terceiro. A mudança, é claro, precisa ser conduzida com calma e cuidado e, antes de mudar toda sua estratégia, é preciso que você esteja seguro da vantagem financeira da modificação.

Uma forma rápida e eficaz de verificar essas possibilidades é o uso de ferramentas de cotação e busca de fretes online, como o oferecido pela CARGOBR. Faça o máximo que puder de cotações para operações já conhecidas em sua rotina e depois compare os resultados com os custos com os quais você arca hoje em sua frota própria. Tente separar suas buscas por região, rota e até por produto, para que você veja claramente onde e como pode economizar.

banner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *