* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Tendências para a logística 2021

Tendências para a logística 2021

As tendências para a logística em 2021 obrigam empresas a reverem os seus modelos de atuação, uma vez que a pandemia do Coronavírus transformou o planeta e a vida das pessoas.

As empresas que souberem se adaptar aos novos tempos e atender às necessidades que passam a fazer parte dos novos costumes e hábitos da sociedade, tendem a crescer e expandir os seus negócios.

Isso se dá em função das mudanças e da necessidade de novas ações, que gerem confiança e segurança nos processos de entrega e relacionamentos, tão comuns na área de logística.

Tudo isso em função dos cuidados com os vírus e possíveis contaminações que podem ocorrer a partir do contato com: 

  • pessoas, 
  • pacotes, 
  • caixas, 
  • veículos,
  • objetos.

Neste post apresentamos as tendências para a logística em 2021. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Quais são as tendências para a logística?

As pessoas iniciam o novo ano desconfiadas, com medo e cada vez mais atentas a evitar contatos e o manuseio de produtos que não sofrem a esterilização, com isso, novas tendências para a logística precisam ser avaliadas e atendidas.

Isso tudo em função do isolamento social imposto pela Covid-19, que modificou substancialmente o comportamento da sociedade.

Mesmo com as vacinas e com a resolução do problema, a experiência passa a fazer parte da vida das pessoas, que por muitos anos estará atenta ao assunto, incorporando em suas atividades diárias ações e cuidados que anteriormente não existiam.

Isso implica mudanças em todos os setores e especialmente na área de logística, quando 

adaptações precisam ser realizadas, além das que já vinham acontecendo de forma natural, como o avanço da tecnologia nesse segmento.

As empresas precisam, a partir dessa realidade, adaptar seus processos considerando as seguintes situações:

Crescimento exponencial do comércio eletrônico

A tendência do crescimento do comércio eletrônico, que já era previsto antes mesmo do Coronavírus, tomou força e será cada vez mais representativo no mercado mundial.

Isso significa um acréscimo substancial de pequenos pedidos, gerando oportunidades às empresas que souberem trabalhar com esse modelo.

Aumento nos protocolos de saúde e segurança

O governo tende a aumentar e fiscalizar ainda mais os protocolos de saúde e segurança, assunto valorizado e exigido pela sociedade diante da realidade que se vive.

Isso significa cuidados especiais e atenção à legislação pertinente, o que exige organização e mudanças nos procedimentos.

Automatização e integração de sistemas

As empresas de logística que estiverem prontas ou em condições de implantar processos automatizados e que possibilitem a integração de sistemas receberão cada vez mais a preferência das grandes corporações no desenvolvimento dos serviços de armazenamento e entregas.

Tecnologia a disposição dos clientes

Dentre as tendências para a logística, outra área a ser valorizada é a disponibilidade de tecnologia para consultas, acompanhamento e comunicações remotas.

O cliente, cada vez mais, exigirá possibilidades de saber exatamente qual é a situação do seu pedido junto ao fornecedor e companhias que investirem nessas ferramentas, estarão ganhando espaço e mercado.

Crescimento da economia colaborativa

A terceirização de processos junto a especialistas, que já vinha alcançando números surpreendentes, é outra tendência que irá crescer muito em 2021, ou seja, a economia colaborativa estará em expansão.

Isso significa, cada vez mais, que organizações especializadas nos variados segmentos serão procuradas para cumprir demandas, facilitando processos e diminuindo custos.

Como se observa, muitas mudanças continuarão ocorrendo no segmento de logística e a CARGOBR continuará com sua missão em atender com qualidade seus clientes, possibilitando que embarcador e transportador possam alcançar seus objetivos.

Utilizando a tecnologia como ferramenta de apoio, a empresa está pronta para as mudanças que se aproximam e se aprimora para cumprir com suas obrigações, oferecendo ao mercado:

  • processos fáceis para a cotação de fretes,
  • agilidade na contratação dos serviços,
  • garantia de qualidade nos serviços de transporte prestados,
  • possibilidade de rastreamento de pedidos,
  • melhor custo-benefício do mercado.

Agora que você conhece as tendências para a logística no ano de 2021, acesse a plataforma CARGOBR e conheça as facilidades e possibilidades existentes na cotação e contratação de fretes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *