* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
4 tendências de vendas para 2022

4 tendências de vendas para 2022

Assim como o mercado e a tecnologia se inovam constantemente, as tendências de vendas também e estar por dentro delas é importante para se manter firme perante a concorrência.

Apesar de algumas pensarem que tendências, na verdade, são modismos passageiros, a verdade é bem diferente, já que elas indicam novos comportamentos do mercado e do consumidor, assim como as necessidades que devem ser supridas pela empresa.

Muito mais que apenas uma presença digital, as tendências mostram que as empresas precisam se inovar para conseguir atingir suas metas, de forma que se mantiverem o comportamento por anos poderão ficar obsoletas.

Uma das maiores provas de que seguir as tendências de vendas e de inovação é essencial foi a pandemia de Covid-19 que fez com que as pessoas ficassem mais tempo dentro de casa. 

Investimento maior em logística, redes sociais, sites de qualidade, delivery, e-commerce, dentre outros elementos inovadores, se mostraram essenciais para que mesmo durante uma crise mundial as empresas se mantivessem.

Confira neste post que preparamos, quatro tendências de vendas para 2022 que sua organização deve seguir, para assim melhorar resultados e atingir mais clientes. 

Por que investir em tendências de vendas?

As tendências de vendas podem ser vistas como dicas de caminhos a serem tomados por gestores dos mais variados setores para conseguir melhores resultados, após estudos específicos do mercado e do comportamento dos clientes.

Quando uma tendência indica que, por exemplo, o e-commerce está em alta e deve continuar, ela se baseou em estudos complexos e que mostram que realmente esse é um caminho adotado pelas empresas e pelo público em geral.

Sendo assim, entender mais sobre as tendências de vendas, conhecer seus embasamentos e investir nelas são formas da empresa conseguir evoluir de acordo com diretrizes que até então estão dando resultados.

É muito melhor do que apostar em alguma inovação sem qualquer tipo de dado para se basear, de forma a ter mais incertezas.

Confira tendências de vendas para 2022

Veja quatro caminhos que podem ser uma boa pedida para sua empresa nos próximos meses, para melhorar as vendas e se manter forte perante a concorrência, que está cada dia mais acirrada.

Inclusive, dentro desse assunto, os próprios clientes estão cada dia mais informados e criteriosos antes de fazer suas compras, o que também merece atenção, já que eles decidem em quais empresas comprar por motivos variados.

De toda forma, o que não pode ficar de fora do seu planejamento comercial é:

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma forma inteligente e altamente confiável de se conseguir uma grande quantidade de vantagens. 

Uma delas é a de reunir dados valiosos sobre o comportamento de compra dos clientes e tomar ações personalizadas sem interação humana em cima disso.

Assim, a equipe de vendas consegue ver onde pode melhorar e como otimizar o atendimento, as ofertas e até mesmo o envio de mensagens, e-mails e demais formas de contato.

Inclusive, a IA pode ir mais além e ajudar indiretamente nas vendas, seja depois de uma compra, onde sugestões aparecem de acordo com as preferências da pessoa, ou ao indicar aos vendedores e departamento de marketing pessoas com comportamentos semelhantes para serem trabalhadas. 

Venda social

Assim como dissemos no começo desse conteúdo, o consumidor está mais informado do que nunca, assim como realiza diversas pesquisas antes de comprar, seja em um site ou até mesmo loja física.

Sendo assim, uma das tendências de vendas para 2022 é focar na venda social, ou seja, criar relacionamentos longos e baseados na confiança e empatia para depois vender algo ou começar o processo de vendas.

A venda social também é uma forma de conseguir clientes com maior potencial de compra e com índices de fidelidade maiores.

Treinamento constante

O treinamento constante para que as equipes estejam sempre alinhadas com as novidades do setor, novos softwares, assim como medidas de mensuração de satisfação de clientes, dentre outras necessidades, é fundamental.

Já se foi o tempo onde apenas o curso superior era uma forma de se sobressair. 

Atualmente fazer novos cursos, ir a eventos, mesmo que digitais, participar de workshops e outras experiências imersivas se faz necessário.

Experiência do cliente

Hoje em dia as pessoas não querem apenas comprar produtos, mas aproveitar ao máximo a experiência que eles podem oferecer.

Além disso, o processo de compra não é mais para ser levado como algo simples, deve ser planejado para que desde o primeiro contato com a empresa o cliente se sinta especial.

Muitas vezes, um site que demora para carregar ou que apresenta lentidão para finalizar a compra pode ser o suficiente para se perder uma venda, assim como atrasos na entrega e uma logística sem planejamento pode fazer os clientes não voltarem mais.

Interessante como as tendências de vendas para 2022 estão repletas de novidades, não é mesmo? Aproveite para ler também sobre como fidelizar clientes com o uso da logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *