* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
As principais tendências de vendas

As principais tendências de vendas

Faz alguns anos que as pesquisas a respeito das tendências de vendas envolvem o uso da tecnologia e na continuidade de 2022 a situação não é diferente.

A área da tecnologia da informação continua no comando e possibilitando que as empresas conquistem clientes e desenvolvam bons negócios.

Não há como, nos dias atuais, gerir os negócios e possibilitar boas experiências aos consumidores, se não houver por trás de todos os processos a participação efetiva de ferramentas tecnológicas.

O cliente deseja encontrar produtos e serviços com rapidez, a preços adequados e receber um atendimento que atenda às suas expectativas.

Neste post, apresentaremos as principais tendências de vendas e como elas influem no alcance dos resultados das empresas. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

Tendências de vendas para ficar de olho

É preciso estar atento às tendências de vendas e adaptar o seu negócio aquilo que é esperado pelo consumidor, sem esquecer de atender a legislação e de tornar cada vez mais fácil, rápida e precisa as operações.

Segundo um post da Rock Content, uma das maiores empresas de marketing do mundo, o consumidor 4.0 possui hábitos e costumes jamais visto na história de vendas, como, por exemplo:

  • alto nível de exigência,
  • adaptação ao digital,
  • fácil acesso à informação.

Diante disso, 4 dessas tendências precisam ser avaliadas e se for o caso, implementadas ou adaptadas em sua empresa, para que os resultados aconteçam. Vamos conhecê-las:

Modelo híbrido

O modelo híbrido é aquele que permite ao consumidor realizar suas compras presencialmente ou utilizando um e-commerce, por exemplo.

Tornou-se rotineiro muitas pessoas visitarem a lógica física para verificar determinado produto, porém, concretizar a compra através do seu micro ou celular.

Para isso, o seu negócio precisa marcar presença com qualidade nos dois modelos, afinal, o sucesso se relaciona a satisfazer o que o mercado solicita.

Proteção de dados

O marketing digital é sem dúvida uma excelente opção para a divulgação de produtos e serviços, no entanto, é preciso cuidado com o armazenamento de informações, pois a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é uma realidade e pode causar sérios problemas a sua empresa caso não seja cumprida.

Além disso, outra forma que pode comprometer os dados diz respeito ao trabalho home office, ou seja, colaboradores que acessam sistemas a partir de suas residências e que podem deixar “caminhos abertos” para os chamados hackers, ou seja, invasores.

Portanto, todo cuidado é válido, para evitar prejuízos e sérios problemas com o seu banco de dados.

CRM

Outra das tendências de vendas está em adotar o CRM, sigla do inglês Customer Relationship Management, que traduzido significa: Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Essa é uma poderosa ferramenta que deve ser adotada por empresas que possuem equipes de vendas ativas, ou seja, buscando oportunidades no mercado.

Essa plataforma permite que todos os contatos sejam registrados e agendas sejam alimentadas e verificadas por qualquer usuário autorizado, facilitando o entendimento das relações e possibilitando um controle diferenciado com relação aos negócios em andamento e históricos.

Possibilitar essa ferramenta a sua equipe de vendas é agilizar processos, garantir o cumprimento dos compromissos assumidos e melhorar resultados.

IA

Finalmente chegamos à IA, a Inteligência Artificial, outra das grandes tendências de vendas que vem sendo adotada cada vez mais pelas empresas.

A IA colabora com sua equipe de vendas através das seguintes ações:

  • simulação de resultados,
  • análise detalhada de dados de cada cliente,
  • redução do tempo de atendimento,
  • criação de atendimentos automatizados sem intervenção humana,
  • direcionamento do melhor produto ao cliente.

Tudo isso realizado por softwares inteligentes que conseguem captar, analisar e decidir qual a melhor estratégia a ser tomada para cada cliente que faz contato ou que está sendo prospectado.

Agora que você já conhece as principais tendências de vendas da atualidade, assine a nossa newsletter e receba outros posts com conteúdos que trazem as novidades da gestão empresarial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *