* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Tendências de logística para 2020

Tendências de logística para 2020

O mercado está cada vez mais exigente e não permite espaço para serviços de baixa qualidade. As tendências de logística para 2020 exigem profissionalismo e competência.

A tecnologia passou a ser uma ferramenta que faz parte dos processos desse setor e não aderir a ela cria barreiras que podem causar sérios problemas aos negócios.

Enquanto algumas empresas se modernizam e buscam competitividade em preços, qualidade dos serviços, rapidez nas entregas e diminuição do retrabalho, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, outras insistem nos modelos ultrapassados.

O setor se modifica rapidamente, a logística se enquadra aos novos tempos e ficar de fora do avanço tecnológico pode comprometer os resultados da sua empresa.

Nesse post vamos apresentar as tendências de logística para 2020, o que vem por aí e o que precisa ser feito para sua empresa continuar crescendo e atendendo com qualidade seus clientes!

Quais são as tendências de logística para 2020?

Para o ano de 2020 espera-se que muitas novidades que deram seus primeiros passos nos anos anteriores se consolidem.

Além disso, novas tecnologias estão sendo disponibilizadas ao mercado e mudanças devem ocorrer com relação à gestão de cargas e transportes.

Entre as principais tendências de logística para 2020 podemos citar:

Rastreamento completo de cargas

Muito se fala sobre a importância no rastreamento de cargas, no entanto, existem ainda alguns pontos a serem ajustados.

Infelizmente o roubo de cargas no Brasil continua sendo um sério problema, no entanto, a tecnologia vem a cada dia colaborando mais para localizar qualquer carga que esteja em trânsito ou armazenada.

O uso da radiofrequência possibilita que as cargas sejam localizadas inclusive em locais onde os sinais não alcançavam anteriormente, como túneis, subsolos e ambientes fechados.

Isso significa que será fácil localizar veículos, cargas e, até mesmo, pequenos pacotes, e avisar a polícia diante de qualquer problema, informando o endereço onde estão armazenadas as mercadorias roubadas.

Utilização de drones

Outra tendência que deve crescer em 2020 é a utilização de drones, especialmente para entrega de pequenos objetos e documentos.

Essa área ainda está dando os primeiro passos, mas há grandes chances de se consolidar como alternativa de transporte.

Profissionalização e aperfeiçoamento dos trabalhadores da área

Os trabalhos que envolvem a repetição e manuseio de cargas tendem a ser cada vez mais realizados por equipamentos.

Isso não quer dizer que os profissionais da área de logística serão substituídos, pelo contrário, eles precisarão conhecer os processos automatizados e estarão a frente da gestão da operação.

Gestão baseada em dados

Cada vez mais a tomada de decisão sobre as ações logísticas serão realizadas tendo por base dados confiáveis e em tempo real. 

As tendências de logística para 2020 apontam para isso.

A gestão baseada em dados possibilita segurança nas informações, capacidade de decisões imediatas e um gerenciamento mais eficiente e tranquilo. 

A informação disponível modifica completamente a área de logística.

Terceirização do transporte com eficiência e menores custos

Dentre as tendências de logística para 2020 aparece também o uso de serviços de cotação e contratação de transporte através das plataformas de frete que continuarão crescendo e contribuindo com o sucesso das operações.

Muitas vantagens são incorporadas à área de logística com a utilização da plataforma de fretes, como:

  • fretes mais baratos,
  • qualidade nos serviços de transporte,
  • transportadoras homologadas pela plataforma nos quesitos, prática e legalidade da operação,
  • monitoramento de cargas através da internet,
  • rapidez e segurança na cotação e contratação de fretes.

Com a utilização da plataforma de frete, diminuem-se os custos operacionais na busca de transportadoras, aumenta-se a qualidade dos serviços prestados e garante-se a satisfação dos clientes.

Como se percebe, o ano de 2020 trará novidades e consolidará tendências que facilitam as operações logísticas.

Se sua empresa ainda não está adaptada às mudanças é hora de começar a se preparar!

Você pode contar com a CARGOBR, a melhor plataforma de fretes do Brasil, que oferece cotações de dezenas de transportadoras e atende todo o país. Acesse nosso site e faça um teste, é de graça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *