* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como a tecnologia RFID se aplica na logística

Como a tecnologia RFID se aplica na logística?

A tecnologia RFID é utilizada nas chamadas etiquetas inteligentes, funcionando a partir de pequenos chips instalados nesses dispositivos que são afixados nas embalagens, produtos e materiais que se deseja controlar.

Essa sigla vem do inglês Radio Frequency Identification, que traduzido significa identificação por radiofrequência, possibilitando a localização e detalhes individuais de cada item.

Em resumo, essas etiquetas podem estar registradas todas as informações técnicas do produto e a partir delas é possível localizar qualquer item desejado de maneira rápida e segura.

Esse rastreamento se dá a partir das ondas de rádio que fazem a leitura de determinado espaço, indicando onde está localizado o produto específico que se deseja encontrar.

Neste post, apresentaremos detalhes da tecnologia RFID e de que maneira ela colabora para a gestão logística. Continue lendo e saiba detalhes sobre esse interessante assunto!

O que é tecnologia RFID?

A tecnologia RFID tem a sua origem no século XIX, através das descobertas de Michael Faraday sobre a indutância elétrica.

No entanto, o grande avanço tecnológico se deu durante a II Guerra Mundial, quando essa aplicação possibilitou a identificação dos aviões que se aproximavam de determinada base.

Antes dessa aplicação, não havia como distinguir se os aviões que vinham na direção de uma cidade eram inimigos ou aliados.

A partir dessa tecnologia e do envio de um sinal para um transponder instalado no avião, esse era ativado e retransmitido para o seu local de origem, confirmando a sua presença.

Nos casos onde não ocorria o retorno do sinal, as baterias anti-aéreas eram preparadas para o combate ao inimigo.

O sistema utilizado atualmente para localizar materiais em depósitos de grandes proporções é o mesmo, com o detalhe que muitas outras informações podem estar disponíveis nessas etiquetas.

Quais as vantagens?

A área logística é intensamente cobrada pela entrega dos materiais solicitados em tempo hábil e com qualidade, ou seja, sem trocas, erros e esquecimento de algum item. A tecnologia RFID é uma excelente ferramenta de apoio para atender a essas exigências.

Com alto grau de precisão e instantaneamente essa ferramenta possibilita:

  • controle das mercadorias em estoque,
  • rastreamento dos itens,
  • monitoramento de ambientes,
  • colaboração com sistemas antifurtos,
  • controle de acesso em locais restritos,
  • prevenção contra falsificações.

É importante lembrar que o uso dessa tecnologia não necessita de um leitor de aproximação junto a etiqueta, como é o caso do código de barras, pois todo o processo é realizado através de radiofrequência, portanto, a distância.

Como ela se aplica na logística?

Certamente, a partir das vantagens apresentadas no uso da tecnologia RFID, você já deve estar visualizando as possibilidades existentes nas aplicações envolvendo a área de logística.

Basicamente, existem 3 aplicações que colaboram muito para o sucesso logístico de qualquer empreendimento com a adoção dessa poderosa ferramenta.

A primeira diz respeito ao rastreamento em tempo real, ou seja, a possibilidade de contar e localizar os materiais estocados e recém-saídos da linha de produção de uma indústria.

Também é possível rastrear os equipamentos de apoio em um depósito e até mesmo os veículos utilizados para transporte das mercadorias.

A segunda aplicação, que apresenta um grande diferencial, está no controle dos estoques, pois, a partir de uma varredura com o uso dessa tecnologia, em segundos todos os materiais estocados estão contados.

Por fim, outra importante aplicação envolve o gerenciamento da cadeia de suprimentos, ou seja, as possibilidades de controle de movimentações de materiais entre:

  • fábrica,
  • estoques,
  • expedição,
  • transportadoras,
  • distribuidores,
  • revendedores.

A economia de tempo e a diminuição das possibilidades de erros são motivos suficientes para que sua empresa faça uma análise a esse respeito, verificando a possibilidade de aplicar a tecnologia RFID na área logística do seu empreendimento.

Agora que você conhece mais sobre essa incrível tecnologia, assine nossa newsletter e receba outros posts com conteúdos interessantes como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *