* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
A tecnologia na logística e a importância da eficiência na entrega de mercadorias

A tecnologia na logística e a importância da eficiência na entrega de mercadorias

Usar a tecnologia na logística é uma das melhores opções para garantir a eficiência na entrega de mercadorias.

Um dos pontos fundamentais que garantem o sucesso de um e-commerce está no processo de transporte e agilidade para que os clientes recebam os pedidos realizados.

A partir da confirmação da compra, o consumidor passa a aguardar ansiosamente a chegada dos produtos adquiridos, por isso a qualidade dos serviços de transporte e entrega são essenciais para garantir a satisfação dele.

O não cumprimento dos prazos estabelecidos e problemas como troca de itens ou mercadorias em desacordo com o pedido causam imensa insatisfação e afasta o público do seu negócio.

Neste post apresentamos a tecnologia na logística e sua colaboração para transformar as entregas de um e-commerce em um processo eficiente. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O uso da tecnologia na logística

O mundo se transforma com o desenvolvimento de novos produtos, sejam eles:

  • equipamentos,
  • sistemas,
  • processos,
  • metodologias.

A tecnologia na logística é uma realidade e as companhias que adotam essas ferramentas acabam oferecendo ao mercado diferenciais, bem como conseguem melhores resultados e observam seus projetos alcançarem os objetivos.

Não há como não buscar na tecnologia apoio para os processos e desafios logísticos que atendam às mudanças e exigências da sociedade e do mercado.

Qualidade nos processos

A adoção da tecnologia na logística colabora com todos os processos da área, facilitando os controles, diminuindo as tarefas repetitivas e garantindo a assertividade e a satisfação dos clientes.

Na entrega de mercadorias, a situação não difere, uma vez que a adoção dessas ferramentas colabora com o sucesso da operação, tais como:

Rastreabilidade dos pedidos

Por meio de equipamentos instalados nos veículos é possível acompanhar e verificar a situação em que se encontram os pedidos que estão em fase de entrega.

O monitoramento dos automóveis por parte das transportadoras e a informação disponível para o embarcador e cliente permitem que previsões de chegada do pedido sejam realizadas, atendendo às expectativas dos envolvidos no processo.

O GPS e o trânsito

A adoção do GPS por parte dos motoristas colabora na eficiência desses serviços, pois apresenta:

  • melhores roteiros para se chegar ao destino,
  • problemas de trânsito,
  • roteiros com obras e congestionamento.

Cotação e contratação de fretes

Outra ferramenta que colabora positivamente para os processos de entrega no e-commerce é a plataforma de frete.

Esse sistema possibilita que o embarcador faça cotações e contratação de transportes utilizando a internet e recebendo propostas de diversas empresas que prestam esse serviço em tempo real.

Além da rapidez e facilidade existente no processo, todas as transportadoras cadastradas na plataforma são homologadas, ou seja, são avaliadas e cumprem com suas obrigações, oferecendo:

  • agilidade,
  • qualidade no transporte,
  • rastreamento de pedidos,
  • atendimento à legislação,
  • preços diferenciados.

As vantagens do uso da tecnologia na logística

O uso da tecnologia apresenta grandes vantagens, pois facilita os processos, aumenta a qualidade dos serviços e atende às expectativas dos clientes.

Apostar nisso é a certeza de estar investindo nas melhores estratégias para o seu e-commerce, uma vez que o mercado consumidor exige qualidade, rapidez e eficiência.

Se a sua empresa ainda não utiliza ou exige de seus parceiros logísticos a adoção de ferramentas tecnológicas, é hora de avaliar essa situação.

Agora que você já sabe da importância da tecnologia na logística, convidamos você a visitar a plataforma CARGOBR e conhecer as possibilidades existentes que garantem qualidade no processo de entrega dos seus produtos aos clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *