* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
A tecnologia logística na redução de custos das empresas

A tecnologia logística na redução de custos das empresas

A tecnologia logística, quando bem aplicada, é responsável por uma significativa redução de custos nas empresas.

Além disso, as ferramentas tecnológicas organizam e facilitam operações, oferecendo:

  • agilidade,
  • assertividade,
  • controles eficientes,
  • qualidade.

A busca incessante por resultados positivos faz com que os empreendedores voltem suas estratégias para o aumento da lucratividade da operação e diminuição dos custos operacionais.

No entanto, poucos prestam atenção nas possibilidades existentes na área logística, que além de se apresentar como uma vantagem competitiva, pode ser trabalhada e colaborar efetivamente com os resultados do empreendimento.

Neste post apresentamos a tecnologia logística como ferramenta indispensável na redução de custos das empresas. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é tecnologia logística?

A tecnologia logística consiste na utilização de recursos voltados à automação dos processos, tendo por objetivo agilizar, informar e facilitar as operações que envolvem:

Todas essas operações exigem esforços e cuidados, pois qualquer erro ou engano nessas áreas causam grandes transtornos e prejuízos nos resultados.

Contar com a tecnologia como forma de apoio é fundamental para que os problemas sejam minimizados, observados e corrigidos a tempo.

Ferramentas tecnológicas para a logística

Existem diversas ferramentas e soluções tecnológicas voltadas a dar suporte às tarefas da área logística.

O conceito de logística 4.0 é uma realidade nos grandes empreendimentos, no entanto, até mesmo pequenas organizações conseguem implantar soluções que contribuem substancialmente para a otimização dos processos envolvidos no setor.

Alguns exemplos que devem ser adotados por sua empresa, são:

Utilização de leitores para movimentação de produtos

A utilização de leitores de código de barras e QR Code são excelentes ferramentas nas atividades que envolvem o controle de estoques, possibilitando:

  • conferência no recebimento de mercadorias,
  • separação de produtos,
  • conferência no carregamento de cargas,
  • inventário de estoques.

Esses equipamentos possibilitam a conferência dos locais de armazenagem, e alimentam automaticamente os sistemas que controlam entradas, transferências e saídas de produtos dos depósitos.

Sistema de rastreamento de cargas e monitoramento de veículos

A tecnologia colabora para a realização do rastreamento de cargas, possibilitando à sua empresa e clientes identificar qual a situação de pedidos em trânsito.

Além disso, também pode-se monitorar todos os veículos, identificando detalhes da viagem, tais como:

  • paradas,
  • mudanças no roteiro,
  • velocidade.

Isso permite o controle das viagens, aumentando a segurança dos colaboradores e mercadorias, bem como alterando roteiros e evitando congestionamentos e paradas desnecessárias dos veículos.

Cotação de fretes e contratação de serviços de transporte

Outra tecnologia logística disponível que colabora efetivamente na redução de custos das empresas está na utilização de plataforma de fretes para a realização de cotações e contratações.

Através da internet e a partir de uma única plataforma é possível cotar e contratar fretes para qualquer local do Brasil, recebendo propostas em tempo real das melhores transportadoras do país.

Essa possibilidade facilita e diminui os custos operacionais, além de garantir qualidade nos serviços, uma vez que todas as empresas são homologadas pela plataforma, o que significa:

  • cumprimento nos prazos de entrega,
  • qualidade nos serviços prestados,
  • atendimento à legislação,
  • rastreamento de cargas e pedidos,
  • melhores preços do mercado.

A adoção dessas três ferramentas são avanços significativos para empreendimentos que pretendem utilizar a tecnologia logística a seu favor.

Automatizar e agilizar processos com segurança e qualidade precisam ser adotados por sua companhia, por isso, vale a pena um estudo e ações a esse respeito.

Seu negócio pode iniciar hoje esse processo, bastando acessar a plataforma CARGOBR e conhecer as possibilidades existentes para a cotação e contratação de fretes. Acesse nosso site e aproveite as vantagens da tecnologia logística que nossa empresa oferece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *