* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Impactos da taxa de juros em empresas

Impactos da taxa de juros em empresas

Ao ouvir falar sobre taxa de juros, dificilmente um gestor irá gostar do assunto. Isso porque elas estão cada vez mais altas por diversos motivos e podem impactar muito os negócios.

Desde os pequenos produtores, que sofrem de forma direta, apresentando mais dificuldades para comprar insumos, fazer investimentos ou mesmo solicitar crédito para expandir os seus negócios, até as gigantes do mercado perdem grandes oportunidades.

O aumento da taxa de juros pode tanto dificultar que empresas consigam empréstimos, trazendo mais pontos de desclassificação, assim como aumentar contratos já firmados de médio e longo prazo.

É muito importante se atentar quando o assunto é taxa de juros, para que esses valores em oscilação não impactem diretamente na gestão orçamentária da empresa, aumentando ainda mais as dívidas existentes e tirando de setores fundamentais, como a logística.

Infelizmente, esse tipo de taxa não avisa quando irá subir, deixando empresas sempre alerta sobre o que pode vir à frente. O ideal é sempre estar atento às notícias do setor, tendências do mercado e fatos que podem impactar nisso, como o valor do dólar.

Mesmo que a sua empresa não esteja neste exato momento pensando em solicitar crédito, saiba que essas taxas podem impactar no valor das compras, insumos e até mesmo na maior dificuldade de parcelar itens do cotidiano.

Entenda neste post do que se trata a taxa de juros, quais são as principais e de que forma podem impactar empresas de todo o Brasil. Continue a leitura.

O que é taxa de juros?

A taxa de juros vai muito além daquele valor que bancos e demais instituições financeiras cobram por empréstimos e créditos. Também está relacionada ao valor do dinheiro ao longo do tempo.

Existem vários tipos de taxas de juros e todas dependem do momento socioeconômico do país, isso permite que a pandemia de COVID-19, a alta do dólar e demais itens incontroláveis pelos gestores influenciam nos valores.

Além disso, esse tipo de taxa também está ligada com a inflação, que infelizmente é um desafio bastante grande para a economia brasileira há anos, principalmente em 2022.

Principais taxas de juros

Se você acha que a taxa de juros é uma só, saiba que existem diversos tipos, de acordo com a operação em que estão envolvidas. Conheça algumas delas:

Juros simples: esse tipo de juros ganha esse nome porque ele é calculado uma única vez, no montante inicial, não apresentando mudanças ao passar do tempo.

Juros compostos: já os juros compostos podem aumentar a partir do valor final da dívida e caso haja atrasos, podem gerar a famosa bola de neve, que faz com que empresas de diversos setores, principalmente as pequenas, sofram bastante.

Juros nominais: esse tipo de juros é variável, pois é calculado nos contratos de determinada fase do ano. É obrigatório que estejam presentes em contratos imobiliários, financiamentos, empréstimos e qualquer outro tipo de crédito.

Juros rotativos: provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre os juros rotativos, principalmente se possui cartões de crédito. Eles ocorrem quando a fatura não é paga integralmente, atuando diretamente no valor final, aumentando-o.

Quais seus impactos em empresas?

Quanto maior a taxa de juros, mais difícil será para a empresa conseguir crédito, investir em melhorias e até mesmo comprar os insumos fundamentais para a sua continuidade.

Os juros diminuem o poder de compra e tornam o valor do dinheiro menor, de forma a impactar também no gasto do consumidor, diminuindo ainda mais o lucro de organizações.

Por isso, é muito importante ter uma reserva de emergência para tentar diminuir os prejuízos dos juros altos e poder prosseguir com a empresa e com a saúde financeira.

Aproveite para continuar por dentro desse assunto e ler também sobre a lei do frete mínimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *