* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como lidar com o stock out?

Como lidar com o stock out?

Um dos maiores desafios das empresas, independentemente do segmento e do seu tamanho, está no controle de estoques. Infelizmente, o stock out faz parte da realidade da maioria dos empreendimentos brasileiros.

Esse termo inglês significa “furo no estoque”, ou seja, os produtos que imaginava-se existir em algum depósito, simplesmente desapareceram.

Essa situação leva a sérios problemas, tais como:

  • interrupção das linhas de produção, 
  • desabastecimento de gôndolas nas lojas,
  • vendas de produtos não existentes no e-commerce.

Em todos os casos, estamos falando em problemas que refletem na imagem da empresa e geram prejuízos para a operação.

Neste post apresentamos o stock out e o que fazer para evitá-lo. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é stock out?

Stock out é um termo utilizado para indicar que existem problemas na intralogística de sua empresa, mais precisamente no controle de estoque.

Não é raro os sistemas apontarem para determinada quantia de produtos e quando se faz a verificação física, eles não existem.

O mais grave é que essa situação é descoberta, normalmente, no momento em que existe a necessidade de reabastecimento.

Busca-se, então, culpados e motivos que levaram ao desaparecimento das mercadorias, enquanto outro problema se estabelece, pois a necessidade não será atendida ou existirá um atraso para que se resolva a situação.

Como resultado: clientes insatisfeitos, pedidos cancelados e prejuízos que ultrapassam o mensurável, uma vez que a imagem da empresa junto ao mercado sofre um revés.

O que ocasiona o stock out?

O stock out normalmente acontece pela falta de organização dos processos, quando não existe uma metodologia para o tratamento das informações e estocagem dos produtos.

A falta de cuidado com o controle de estoque e a inexistência de inventários causam sérios problemas para as companhias.

No entanto, além disso, muitos empreendedores investem em equipamentos de apoio, tecnologia em hardware e software para a manutenção dos depósitos e não conseguem manter um controle eficiente dos itens armazenados.

Essa situação pode ocorrer pela falta de capacitação profissional da equipe, em que poucos sabem trabalhar com a tecnologia implantada ou não compreendem os objetivos de cada operação.

Em consequência disso, problemas na recepção dos produtos e na saída para transportes ocorrem em função da falta de uma conferência pormenorizada, sem a devida atualização dos sistemas, em que cada colaborador busca fazer o melhor para atender a demanda solicitada.

O stock out também gera oportunidades para fraudes e furtos, pois, a ausência de controle é percebida por aqueles que possuem intenções em desviar mercadorias.

O que fazer para eliminar o stock out?

Para resolver essa situação, algumas ações são fundamentais, tais como:

  • implantar um bom sistema de gestão de logística,
  • capacitar a equipe a operacionalizar o sistema,
  • investir em tecnologias que facilitem a contagem de entrada e saída de mercadorias,
  • desenvolver inventários periodicamente,
  • criar métodos e regras para a retirada de produtos,
  • investir em segurança eletrônica,
  • auditar os estoques e processos periodicamente.

Os processos que envolvem o controle de estoque são diários e constantes, portanto, é uma tarefa que nunca acaba.

Diante dessa realidade, é importante a realização de investimentos que venham a eliminar essa situação e minimizar as perdas, evitando problemas mais sérios e prejuízos para a operação.

Agora que você já conhece o stock out, o que o ocasiona, quais as consequências e como combatê-lo, continue conosco e leia nosso post que apresenta qual a importância do Drop Size!

Gostou do conteúdo? Aproveite e inscreva-se em nossa newsletter semanal. Você receberá toda semana conteúdos de transporte e logísticas, dicas, assuntos relacionados ao empreendedorismo, marketing, vendas, gestão e inovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *