* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Setor sinaliza ajuste nos preços do frete

O recrudescimento da queda na atividade econômica do país acabou frustrando, no ano passado, as tentativas de reajuste de tarifas e preços de frete por parte de transportadoras e operadores logísticos junto a seus clientes. Por outro lado, os custos do segmento seguiram em alta, com destaque para os combustíveis, acessórios de alta rotatividade, como pneus, e claro: a mão-de-obra, cada vez mais cara e rara no setor. Entretanto, com a chegada de 2014 e sinais de novos aumentos nos custos para empresas de transporte, clientes deverão receber um repasse considerável, já neste primeiro trimestre.

Segundo as expectativas da NTC & Logística, o repasse a clientes este ano deve superar os 14% para fretes em geral. Ainda de acordo com os levantamentos da entidade, os combustíveis lideraram o ritmo de altas nos custos de operadores e transportadores em 2013, com o óleo diesel registrando subida de 17,3%. Os salários de motoristas e auxiliares também sofreram elevação de mais de 10% e o preço dos pneus (que teve alta de 12,7%) também afetaram a composição de custos do segmento consideravelmente. De um modo geral, a NTC calcula que os preços médios dos fretes no Brasil encerraram o ano passado com defasagem de pelo menos 5,8% para cargas fracionadas.

Para empresas de logística…

… não resta muito além da tentativa de renegociação de contrato para contrato. Com o desaquecimento da economia industrial, talvez parte das transportadoras consiga mitigar a defasagem imprimindo algum reajuste ao setor de varejo, que segue em relativa alta. Entretanto, custos devem tornar a subir este ano, especialmente considerando a época de eleições e o advento da Copa do Mundo, e sendo assim a expectativa é de que 2014 mantenha os preços de fretes relativamente defasados.

Para clientes…

… vale pesquisar mais, especialmente no caso de cargas fracionadas, que deverão sofrer um reajuste mais significativo. Nesse quesito, dica boa é utilizar a própria ferramenta da CargoBR – com ela você acessa diversas cotações rapidamente, encontrando as melhores condições e preços de frete para sua encomenda. Basta você se cadastrar, enviar os dados e descrição corretos da carga e essa solicitação será automaticamente enviada para todas as transportadoras cadastradas em nosso sistema.

Depois disso, você apenas precisa selecionar a melhor opção de frete, preencher os dados de coleta e entrega da encomenda, selecionar sua opção de pagamento e pronto – você pode aguardar o transporte da carga tendo a certeza de haver fechado o melhor preço!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *