* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Setor de autopeças: o desafio do transporte fraccionado

Setor de autopeças: o desafio do transporte fracionado

O setor de autopeças está em constante crescimento, tanto pela grande procura de clientes e empresas pelo Brasil, como pela sua presença no e-commerce, que faz com que mesmo na pandemia as vendas possam acontecer. Nesses casos, contar com o transporte fracionado pode ser uma boa solução para o desafio da transportação desse setor.

Assim como outros nichos do mercado, a logística também está se inovando para se adequar às novas necessidades e demandas não só do setor automotivo, mas da população em geral, que precisa de suas entregas em tempo hábil, sem avarias e com total segurança.

Entenda nesse artigo como o setor de autopeças pode ser beneficiado com o transporte fracionado, que também é uma boa pedida para outros tipos de produtos transportados no país. Confira.

O desafio do transporte de autopeças

É normal que cada tipo de produto tenha suas características, público-alvo, necessidades específicas de transporte e, claro, desafios logísticos, que não envolvem apenas o transporte, mas também a sua entrega e segurança.

Um dos grandes desafios do setor de autopeças é a grande variedade de tipos de peças e, em consequência, o armazenamento, que deve ser adequado para cada categoria.

Outra questão que também envolve essa grande diversidade de produtos é encontrar o tipo de embalagem correta, para que tanto no estoque como no transporte não existam avarias ou qualquer tipo de dano.

Por último, pode-se citar um problema em relação à quantidade de peças em cada pedido, já que, por serem muitos tipos, é normal que as montadoras, assim como os clientes em geral, peçam pequenas quantidades de cada uma, ao passo que elas se complementam.

Sendo assim, optar pela carga completa nem sempre é uma boa opção, pois direcionar um caminhão apenas para um tipo de peça pode ser caro e atrapalhar tanto o lado do cliente que precisa de todos os tipos de produtos, como da distribuidora, que terá altos gastos para transportar as suas mercadorias.

Transporte fracionado para o setor de autopeças: o que é?

Ao passo que a carga completa não é o tipo de transporte indicado para esse setor em específico, o transporte fracionado chega como uma boa opção para quem quer entregar vários tipos de peças em um mesmo caminhão.

O transporte fracionado leva esse nome, pois, em um mesmo caminhão, diferentes embarcadores podem transportar suas peças e dividir entre si os custos desse transporte, seguro, dentre outras questões.

No setor de autopeças isso é muito benéfico tanto por promover o rápido atendimento dos consumidores que compram pela internet, como por atrair grandes montadoras e outras empresas que revendem esses produtos, por exemplo.

Além disso, a carga fracionada conta com uma inteligente gestão, que permite a entrega rápida e em todos os endereços de forma linear.

E-commerce de autopeças: uma nova solução em meio à pandemia

Mesmo antes da pandemia e a crise global que ela trouxe, em todos os setores mercadológicos, o e-commerce já estava apresentando crescimento em nichos variados, mas não em todos.

No entanto, por conta do distanciamento social, essa realidade mudou para muitos outros setores, como o de autopeças, que percebeu notável diferença nos rendimentos após se render ao digital.

Como indica o relatório de 2021 do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), mesmo em pandemia, o serviço de reposição de peças aumentou, e outros estudos relacionados indicam que as vendas digitais muito têm a ver com isso.

Inclusive, até mesmo os empregos aumentaram para atender a essa nova demanda.

Assim sendo, é possível concluir que, mesmo em uma época marcada pela incerteza, se adaptar ao digital e ao transporte em pequenas frações pode ser uma ótima saída.

Por falar em logística, já conhece nosso portal? Por lá você pode fazer cotações de transporte de diversas modalidades para atender às suas demandas. Acesse e solicite seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *