* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Seguro de cargas: não corra riscos no transporte

Seguro de cargas: não corra riscos no transporte

O transporte de mercadorias está sujeito à ocorrência de imprevistos negativos, que podem trazer prejuízos para o transportador e o embarcador, de maneira que o seguro de cargas se torna essencial.

Essa se trata de uma medida preventiva, que tem por finalidade diminuir as consequências sofridas em caso de furtos, extravios ou mesmo acidentes que envolvam os produtos transportados.

Neste post, contamos qual a importância do seguro de cargas e por que você deve contratá-lo. Continue a leitura e confira!

O que envolve um seguro de cargas?

De maneira geral, o seguro de cargas funciona de forma bastante simples, garantindo indenizações em caso de danos a mercadorias transportadas, atendendo também ao nome de seguro transporte.

Empresas que realizam essas atividades estão sujeitas a passar por eventos negativos durante o trajeto que fazem com os produtos, como a ocorrência de roubos, extravios e acidentes de trânsito.

Esses são alguns exemplos de casos em que se aplica a indenização garantida por esse tipo de seguro, trazendo mais segurança às atividades da transportadora.

Sendo esses eventos bastante comuns, o seguro de cargas se torna essencial para evitar o prejuízo que tais situações podem gerar para um empreendimento.

É obrigatório ter este tipo de seguro?

Proteger a empresa de danos causados às mercadorias transportadas é uma medida bastante atrativa, mas essa não é a única razão para se contratar um seguro de cargas.

Na verdade, essa medida é uma obrigatoriedade legal no Brasil.

Os artigos 20 do Decreto-Lei nº 73/1966 e 10 do Decreto nº 61.867/1967 fazem com que seja obrigatório que transportador e embarcador contratem esse tipo de serviço.

Para o primeiro, a indicação é o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga, conhecido também pela sigla RCTR-C.

Já para o segundo, é preciso contar com o Seguro de Transporte Nacional.

Assim, a importância do seguro de cargas não se justifica apenas pelos benefícios trazidos às operações de empresas desse ramo, mas também pelo cumprimento da legislação.

Afinal, não contar com essa possibilidade leva à aplicação de multas e também à impossibilidade de renovar o registro com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

É importante também que o transportador analise se os seguros exigidos são suficientes ou se há necessidade de contratar serviços mais abrangentes que esses, consultando as opções disponíveis com uma corretora.

Quais os benefícios?

Embora seja uma obrigação legal, contratar um seguro de cargas traz benefícios que vão além do cumprimento da legislação vigente.

O gerenciamento de riscos é um planejamento essencial para que seja garantida a segurança das operações de qualquer empresa, garantindo que, em caso de imprevistos negativos, as consequências sejam amenizadas.

Viagens terrestres, ferroviárias, aéreas e marítimas estão todas expostas a perigos e complicações que podem causar danos às mercadorias carregadas.

Dessa maneira, contar com um seguro transporte garante que ocorra a indenização desses danos, evitando grandes perdas para o negócio.

Mais que isso, além das modalidades exigidas pela lei, há outras que podem prover um atendimento voltado às necessidades de cada empresa, trazendo ainda mais segurança para as suas operações.

Agora que você já conhece a importância de contratar esse serviço, continue por aqui e confira nosso post sobre como praticar a logística verde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *