* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como o e-commerce pode driblar a sazonalidade de vendas?

Como o e-commerce pode driblar a sazonalidade de vendas?

O comércio está acostumado aos períodos de grandes negócios e aos momentos de baixa movimentação, trata-se da sazonalidade de vendas.

Isso é normal e faz parte da operação, é preciso apenas preparar-se para ambas as situações, onde são necessários reforços e organização na logística para a alta demanda e também de reservas financeiras para os períodos de poucas vendas, bem como estratégias para alavancar os resultados nesse tempo.

O ideal é que as vendas mantivessem um equilíbrio, no entanto, deve-se lembrar que as sazonalidades foram criadas pelo próprio comércio, quando promoveu datas específicas para comemorações.

O Dia das Mães, Pais, Namorados, Crianças e todas as outras datas comemorativas não devem ser vistas como vilãs, mas, sim, como períodos de oportunidade que concentram grandes concentrações de vendas.

Nesse artigo vamos apresentar algumas dicas para aproveitar os momentos de baixa melhor, mostrando como o e-commerce pode driblar a sazonalidade de vendas e quais as estratégias que podem contribuir para que os negócios prosperem sempre. Continue lendo e confira!

A sazonalidade de vendas

A sazonalidade de vendas diz respeito aos períodos em que a loja venderá mais ou menos, de acordo com:

  • costumes, 
  • culturas, 
  • datas comemorativas, 
  • estações do ano.
  • fatores que fogem ao controle do seu negócio.

Esses períodos podem ser positivos para o comércio, como, por exemplo, o Natal, onde os presentes e as compras elevam as vendas em todo o país.

No entanto, também existem os negativos, onde se trabalha apenas para pagar as contas.

O ideal é que durante todo o ano pudesse aparecer os resultados positivos e equilibrados, mas essa não é a realidade. 

Como o e-commerce pode enfrentar a sazonalidade de vendas?

Apesar da impossibilidade em manter um mesmo volume de vendas nas diferentes épocas do ano, é possível equilibrar as contas e, através de campanhas, melhorar os resultados nos tempos de maior dificuldade.

Faça um levantamento das principais datas para seu e-commerce e crie situações nos períodos de pouca movimentação que possibilitem o crescimento das vendas, sem se descuidar das campanhas que serão realizadas nas épocas festivas.

Crie promoções para cada período e possibilite que seu e-commerce esteja sempre com algum tipo de oferta e diferenciais de venda acontecendo.

Prepare-se com antecipação para os momentos de baixa e seja criativo na busca por resultados.

Promoções e campanhas para as datas de baixa nas vendas

Desenvolver promoções diminuindo os preços ou isentando os clientes do frete em determinado período chama a atenção.

Criar programas de fidelização que possibilitem vantagens, como descontos especiais, prazos de pagamento maiores e bônus, ajudam sua loja a vender mais.

É importante que sua área de marketing esteja ativa e faça as informações chegarem até o seu público-alvo.

Para isso, limite prazos para ofertas e trabalhe muito para gerar negócios nessas datas.

Vale a pena um estudo aprimorado a esse respeito e, quando for decidir pelas campanhas da sua loja virtual, não esqueça que a melhor opção para o transporte dos seus pedidos você encontra na plataforma CARGOBR!

Com apenas alguns cliques, você encontra as melhores ofertas de fretes das maiores transportadoras do Brasil e o que é ainda melhor: através da plataforma você faz a rastreabilidade dos pedidos em tempo real.

Encontre um ponto de equilíbrio com as nossas dicas durante a sazonalidade de vendas e conte com a CARGOBR para os processos logísticos. 

Acesse nosso site e conheça mais a respeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *