* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como gerenciar a sazonalidade de entregas das lojas virtuais

Como gerenciar a sazonalidade de entregas das lojas virtuais

Como o nome indica, a sazonalidade de entregas dentro dos comércios eletrônicos varia muito de acordo com datas comemorativas e épocas de grande movimentação do setor.

Como você deve imaginar, na época da Black Friday ou do Dia dos Namorados, a demanda é sensivelmente maior do que em meses sem grandes datas do comércio.

Assim como as vendas e a demanda tendem a aumentar em uma quantidade cada vez maior, batendo recordes, como aconteceu em novembro de 2022, é normal que a necessidade de soluções logísticas também cresça de uma forma sem precedentes.

A manutenção do estoque, a gestão de rotas e entregas, bem como o pós-vendas e a logística reversa, precisam de uma atenção maior, de forma a atender as demandas maiores e em alto volume em períodos extremamente curtos de tempo.

Um erro mais comum do que deveria ser é o de gestores de e-commerces acreditarem que o aumento da demanda não será tão grande e que manter as operações exatamente iguais irá atender o público. No entanto, a verdade vai longe disso.

Se muitas empresas de logística em si já enfrentam desafios por causa da sazonalidade das entregas de e-commerce, imagine um pequeno comércio que está passando pela sua primeira elevação de demanda.

No entanto, nem tudo está perdido. Por ter se tornando comum o aumento da demanda em determinadas épocas do ano, muitas empresas já conseguem traçar relatórios de comportamento de consumo e preparar-se para as vendas em maior quantidade.

Pensando em ajudar você com isso, criamos esse conteúdo. Continue aqui e entenda mais sobre a importância de datas comemorativas para as lojas virtuais, bem como dicas de como lidar com a sazonalidade de entregas nessas épocas.

A importância das datas comemorativas para o faturamento

Mesmo pegando de surpresa alguns gestores, as datas comemorativas são muito esperadas por diversos setores do mercado, justamente pelo grande volume de vendas em um espaço curto de tempo.

Muitas empresas, inclusive, esperam pela Black Friday como forma de finalizarem o ciclo no verde e recuperarem as baixas dos meses do ano todo.

Principalmente setores varejistas tendem a criar planejamentos meses antes para entregar as melhores soluções, bem como estudar a concorrência, que tende a ser ainda mais acirrada em momentos de grande demanda.

Como lidar com a sazonalidade de entregas no e-commerce?

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância da sazonalidade de entregas e porque se preparar é fundamental para o sucesso, veja as dicas que separamos.

Planeje-se

Não adianta tentar pular o planejamento e fazer tudo de última hora. A sua empresa precisa ter mais itens no estoque, reforçar o atendimento e solicitar mais transportes para levar os produtos para os clientes, bem como pensar nas campanhas e promoções.

Tenha boas ferramentas de apoio 

Assim como o planejamento é fundamental, faz-se necessário ter ferramentas de qualidade ao seu dispor, como softwares que integram os canais digitais de comunicação, sistemas que fazem as rotas de entregas e GPS para rastrear a frota.

Conte com a CARGOBR!

Por fim, mas não menos importante, contar com um parceiro logístico com a estrutura para atender com maestria todos os aumentos de demanda do Brasil todo é de grande ajuda. 

Além de termos uma frota parceira em cada canto do país, temos um sistema altamente inteligente que permite a cotação de qualquer tipo de entrega em poucos cliques.

Todos os nossos parceiros são verificados e passam por um rigoroso programa de seleção, bem como os seus veículos precisam estar com a documentação e manutenção em dia.

Entre agora mesmo em nosso site e não se preocupe mais com a sazonalidade das entregas da sua loja virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *