* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Você conhece as rotinas para transporte e logística?

Você conhece as rotinas para transporte e logística?

A área de transporte e logística das empresas exige dinamismo, organização e eficiência.

A partir da entrada de um pedido, toda uma estrutura precisa funcionar adequadamente, para que o cliente tenha as suas expectativas atendidas.

Esse processo se inicia na área administrativa, onde acontecem as seguintes ações:

  • conferência do pedido,
  • aprovação de crédito do cliente,
  • emissão da nota fiscal,
  • envio da nota à área de logística, para remessa das mercadorias.

Neste post, apresentaremos as rotinas relacionadas a área de transporte e logística, além da sua importância para o sucesso das empresas. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Os problemas que envolvem a área de transporte e logística

Muitas empresas não conseguem administrar a rotina diária de transporte e logística, o que acaba causando prejuízos à operação e a insatisfação dos clientes.

Segundo o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), as reclamações sobre as compras online, em 2020, cresceram 285%, se comparadas com o ano anterior.

O maior problema relatado pelos consumidores envolve o atraso e a não entrega dos bens adquiridos, situação diretamente vinculada à falta de estratégia logística das empresas.

Desenvolver metodologias que atendam a demanda é essencial para que a expedição dos pedidos ocorra com qualidade e sem erros.

Dentre as diversas rotinas que fazem parte do cotidiano dessa importante área, são destaques:

Controle dos estoques

O controle dos estoques é fundamental para garantir que os produtos faturados existam no depósito e possam ser remetidos aos clientes.

A falta desse controle ou erros nos dados causam imenso desconforto a gestão, pois a empresa não sabe o que possui e essa desorganização aumenta as possibilidades de fraudes e furtos.

Separação dos pedidos

A separação dos pedidos precisa contar com apoio tecnológico, que garanta que as mercadorias separadas são aquelas solicitadas pelo cliente.

É muito comum o envio de produtos errados, o que acaba criando muita frustração junto ao consumidor e gerando despesas, com trocas e acertos contábeis e administrativos.

Cotação e contratação de fretes

A cotação e contratação de fretes precisa garantir preços justos para a realização da entrega e qualidade da transportadora na prestação desses serviços.

Diariamente a equipe de logística precisa realizar essas tarefas, garantindo o transporte com segurança, eficiência e dentro do prazo estabelecido, após o fechamento do pedido.

Coleta e transporte das mercadorias

A empresa precisa ter a opção de monitorar todos os pedidos despachados, controlando o processo desde a coleta das mercadorias até o transporte e entrega dos produtos ao comprador.

Esse controle precisa também ser disponibilizado ao cliente, onde ele poderá acompanhar via internet a situação do seu pedido, gerando satisfação e diminuindo a ansiedade pelo recebimento de suas mercadorias.

Como ter sucesso nas rotinas de transporte e logística?

O sucesso das rotinas de transporte e logística depende muito da organização dos processos e da utilização de ferramentas adequadas para evitar os erros e enganos.

Não há como desconsiderar um bom sistema de controle e movimentação de estoques, mas deixar de contar com uma plataforma de cotação e contratação de fretes.

Toda a operação ganha em qualidade com essas duas ferramentas, pois no primeiro caso, os inventários periódicos e os controles digitais evitam erros de estoque.

Com relação à plataforma de fretes, todo o processo é facilitado, quando a partir de uma única ação, a solicitação de cotação, tem-se dezenas de transportadoras de qualidade, colaborando com:

  • facilidade no processo de cotação,
  • rapidez no recebimento das propostas de transporte,
  • tomada de decisão baseada nas melhores condições, que atendam as particularidades de cada pedido,
  • certeza de qualidade na prestação dos serviços de transporte,
  • disponibilidade de monitoramento dos pedidos enviados pela própria plataforma,
  • melhores preços do mercado nacional.

Agora que você já sabe quais são as rotinas de transporte e logística, faça uma cotação na plataforma de fretes da CARGOBR e saiba como atender com qualidade os seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *