* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Entendendo o conceito ROPO: pesquisas online e compras offline

Entendendo o conceito ROPO: pesquisas online e compras offline

A maioria dos brasileiros costuma fazer pesquisas online antes da realização de suas compras e a maioria prefere ir até à loja para conhecer e adquirir o produto. Esse comportamento ganhou uma termo específico e passou a ser estudado pelo mercado.

ROPO é a sigla em inglês para research online, purchase offline.

Traduzindo para o português significa pesquisas online, compras offline. 

Estudos demonstram que as lojas precisam marcar presença na internet ao mesmo tempo em que devem estar preparadas para receber essa parcela do público que prefere comprar pessoalmente.

Nesse post vamos apresentar o conceito ROPO e como funcionam as pesquisas online e compras offline. Continue lendo e saiba mais a respeito!

As pesquisas online

Dados indicam que a maioria dos brasileiros costuma realizar uma pesquisa online antes de fazer suas compras. Esse índice chega a 97%, segundo o CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito.

As pesquisas na internet possibilitam que o consumidor possa conhecer os produtos através de fotos e vídeos, bem como suas características técnicas.

Porém, grande parte desse público continua recorrendo à loja física no momento de adquirir o produto.

Esse comportamento pode ser explicado por fatores como :

  • desejo de ver e tocar no produto,
  • urgência em adquirir a mercadoria,
  • resistência às compras pela internet,
  • experimentar diferentes alternativas antes de comprar.

A loja física precisa estar preparada para receber esse público

As lojas precisam estar preparadas e disponibilizar informações de qualidade na internet para atender o público que faz as pesquisas online.

Vídeos demonstrando os produtos, fotografias de diversos ângulos e fichas técnicas com detalhes sobre a utilização das mercadorias facilitam a análise do cliente e atraem público para a sua loja. Ficar atento às principais tendências do e-commerce é fundamental para atrair mais clientes.

A importância de preparar os atendentes para essa realidade, fará toda a diferença e pode ser o fator decisivo pela compra ou não do produto desejado pelo cliente.

Aumentando a eficiência do ROPO

Diante dessa realidade é fundamental que sua loja física esteja pronta para atender os clientes que já conhecem os produtos oferecidos e que vieram para avaliar e tomar a decisão final sobre a aquisição da mercadoria.

Para isso algumas ações precisam ser tomadas, como:

Treinar os atendentes

É fundamental que os atendentes estejam treinados para receber o público das pesquisas online, e que existam materiais adequados para responder aos questionamentos que possam ser apresentados.

O vendedor não precisa saber tudo sobre todos os itens, mas deve ter acesso fácil às informações de cada produto, bem como ter condições de responder às dúvidas dos clientes.

Medir o efeito ROPO

Identificar os clientes que vem do efeito ROPO não é uma tarefa simples, mas é importante verificar se o consumidor conhece a loja virtual e já fez algum acesso.

A partir dessa informação, uma estratégia especial de atendimento deve ser desenhada para quem se encaixa neste cenário.

Esse potencial cliente deve ser incluído nas listas de e-mail marketing e nutrido com conteúdo relevante, objetivando sua fidelidade.

Transformar a venda física em uma experiência agradável

A integração da loja virtual com a física precisa fazer parte da realidade do seu negócio, onde a divulgação do site e do endereço do e-commerce sejam incentivados pela equipe de vendas.

Esteja atento em manter seu comércio eletrônico sempre atualizado e oferecer um atendimento diferenciado na sua loja física. Essa integração fará toda a diferença junto ao seu público.

Agora que você entendeu o conceito ROPO e sua importância para seu negócio, continue conosco e leia nosso post que mostra as tendências do e-commerce para 2020?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *