Skip to main content
O que é o romaneio de carga e qual a sua importância?

O que é o romaneio de carga e qual a sua importância?

O romaneio de carga é um documento que facilita a operação de conferência dos produtos na saída e chegada de mercadorias.

O transporte de carga exige muita atenção e cuidados especiais, pois qualquer descuido pode acarretar sérios problemas e prejuízos à operação.

Não são raros os problemas na logística envolvendo trocas de mercadorias na entrega de um pedido, causando muito transtorno e retrabalho às equipes.

Para isso foi criado um documento que traz de forma resumida o que, quanto e para quem é destinado determinado produto de uma carga. Esse controle ajuda no descarregamento e na conferência, evitando erros e facilitando o trabalho dos profissionais envolvidos.

Neste post apresentamos o que é romaneio de carga e a sua importância para empresas que realizam transporte de mercadorias. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é romaneio de carga?

O romaneio de carga é um documento que não possui um layout exclusivo ou padrão, ou seja, as empresas podem desenvolvê-lo de acordo com a sua necessidade.

Como já mencionado, é um resumo do conteúdo embarcado em um veículo que facilita a conferência nos processos de carga e descarga das mercadorias.

Normalmente, ele possui os seguintes campos a serem preenchidos:

  • identificação do pedido,
  • notas fiscais que acompanham as mercadorias,
  • identificação do produto,
  • tipo de embalagem utilizada,
  • quantidade de volumes,
  • dimensões das embalagens,
  • peso líquido e bruto.

Os dados poderão ser acrescidos na medida em que a organização que fizer a emissão do documento tenha interesse.

Essas regras são utilizadas para o romaneio de cargas em âmbito nacional, ou seja, transportes de mercadorias que serão entregues no Brasil.

Nos casos em que o transporte envolva o comércio exterior, exigências com relação ao documento precisam ser atendidas.

Para isso, deve-se consultar a Instrução Normativa SRF 680 e o Regulamento Aduaneiro.

Benefícios do romaneio de carga para o seu negócio

Além de auxiliar os envolvidos na operação na localização e controle de mercadorias, facilitando os processos, o romaneio de carga também é útil para outras aplicações, apresentando os seguintes benefícios:

Facilita a prestação de contas do motorista

Esse documento facilita a prestação de contas do motorista que, na medida em que vai realizando as entregas, pode solicitar a assinatura do destinatário, provando que as mercadorias foram entregues da forma correta.

Resguarda a empresa em caso de sinistros

O romaneio de carga é importante nos casos de sinistros, quando a seguradora é acionada.

Ele é utilizado como base para a avaliação dos prejuízos e cálculo dos valores a serem indenizados.

Agiliza os processos operacionais nas entregas

Finalmente, o romaneio de carga facilita e agiliza todos os processos operacionais, contribuindo com:

  • separação dos pedidos no depósito,
  • carregamento dos produtos,
  • entrega das mercadorias,
  • prestação de contas e histórico das ocorrências.

Como se observa, são inúmeras as vantagens na adoção desse documento, aumentando a produtividade operacional e garantindo a transparência nos processos logísticos.

As grandes transportadoras do país fazem uso desse recurso, pois reconhecem as suas inúmeras vantagens. 

Aliado ao monitoramento de pedidos, o romaneio torna-se indispensável para os controles operacionais, disponibilizando informações para os profissionais de transporte, bem como para aqueles que contrataram os serviços de entrega.

Os clientes da plataforma CARGOBR conseguem, através da internet, monitorar os seus pedidos e sabem que recursos e tecnologia são utilizados intensamente pelas transportadoras homologadas, visando prestar um atendimento com rapidez, qualidade e segurança.

Agora que você já conhece a importância de um romaneio de carga, continue conosco e leia nosso post que mostra como tornar o processo de recepção de mercadorias mais efetivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *