* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
RNTRC: qual a importância desse documento?

RNTRC: qual a importância desse documento?

O RNTRC é a sigla para Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga, que tem por objetivo certificar publicamente todos os veículos destinados ao transporte de mercadorias no Brasil.

Esse documento é obrigatório e de responsabilidade da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, e deve ser providenciado pelas:

  • ETC – empresas de transporte de cargas,

 

  • CTC – cooperativas de transporte de cargas,
  • TAC – transportador autônomo de cargas.

 

Isso significa que, independentemente do tamanho do veículo ou atividade envolvida, seja no uso de entregas urbanas ou carretas que cruzam o país com grande volume de carga, essa certificação é essencial para a legalização da operação de transporte no país.

Neste post apresentamos o RNTRC e sua importância no transporte rodoviário de cargas terrestres. Continue lendo e conheça mais sobre esse assunto!

Qual o objetivo do RNTRC?

A exigência do RNTRC tem por objetivo certificar que os veículos usados nos serviços de transporte de cargas cumprem com todas as exigências legais, garantindo segurança e qualidade.

Além disso, é através desse documento que se evita o mercado paralelo de transporte, no qual motoristas despreparados atuem e veículos sem condições de circulação estejam trabalhando, colocando em risco vidas e bens materiais.

A base de dados obtida através desse certificado colabora também para:

  • traçar o perfil do transportador de cargas no país,
  • quantidade de transportadores ativos,
  • total de veículos de transporte de carga por categoria,
  • idade média da frota em circulação,
  • quantidade de empresas de transporte de cargas,
  • número de cooperativas atuando no segmento,
  • total de transportadores autônomos.

As três categorias para o RNTRC

Existem três categorias de RNTRC, nas quais veículos de transporte de cargas se vinculam, conforme apresentamos:

Empresas de transporte de cargas

As empresas de transporte de cargas, que recebem a sigla ETC, são aquelas que operam nos serviços de coleta, movimentação e entrega de mercadorias, visando lucratividade na operação.

Cooperativas de transporte de cargas

As cooperativas de transporte de cargas, conhecidas por CTC, são  aquelas que reúnem diversos condutores que prestam os serviços em nome da instituição.

Transporte autônomo de cargas

O transportador autônomo de cargas, como o próprio nome diz, é o profissional que trabalha por conta, recebendo a sigla TAC. 

O RNTRC, nesse caso, é obrigatório tanto para aqueles que fazem longas viagens, como para os autônomos que prestam serviços em suas cidades ou bairros.

Por que escolher transportes que possuem RNTRC?

A escolha por transportadores que possuem RNTRC é fundamental para qualquer pessoa ou empreendimento que queira contratar esses serviços.

Para que essa certificação seja obtida pelas empresas e profissionais da área, esses precisam estar em conformidade com a lei, ou seja:

  • possuir cadastro junto à ANTT,
  • cumprir com as obrigações fiscais,
  • os motoristas precisam estar treinados e capacitados para exercer a profissão,
  • os veículos precisam atender às exigências legais.

Diante desses requisitos, as possibilidades de ser enganado ou vítima de algum crime caem substancialmente, quando exigido do transportador a certificação RNTRC.

No entanto, para evitar qualquer possibilidade de problemas, o ideal é contar com quem entende do assunto e disponibiliza os melhores fornecedores de transporte do país a partir de uma única plataforma, com garantia de qualidade, cumprimento das leis e os melhores preços de frete do país.

Acesse a plataforma CARGOBR e conheça essa possibilidade, em que você não corre riscos e irá contratar serviços de empresas que possuem RNTRC e desenvolvem suas atividades com transparência e profissionalismo. Faça um teste, é grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *