* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Reputação da empresa: como mantê-la?

Reputação da empresa: como mantê-la?

A reputação da empresa é um dos pilares mais importantes para manter aquela organização com clientes, visibilidade e força no mercado.

Assim como colaboradores e prestadores de serviço em geral querem manter a reputação deles, para que possam obter mais clientes, visibilidade e credibilidade no mercado, bem como mais confiança do público, acontece o mesmo com as empresas.

Engana-se quem pensa que os clientes, a mídia e o público em geral não avaliam os mais variados fatores de uma empresa, que envolve desde o atendimento até mesmo a forma de lidar com queixas e questões do cotidiano.

Um simples ato incoerente ou criminoso, mesmo que não seja intencional, pode culminar em uma grande repercussão negativa, de forma que a organização pode enfraquecer rapidamente e de forma irreversível, perdendo clientes, vendas e parcerias.

Sendo assim, é muito importante que qualquer tipo de organização, principalmente aquelas que possuem contato direto com os clientes finais, tenha sempre em mente a padronização de serviços, tom de voz, SAC e demais pilares da empresa.

Pode parecer um mero detalhe para muitos gestores, mas empresas com uma má reputação tendem a ser trocadas facilmente pelos concorrentes, que são fáceis de serem encontrados pela internet e em poucos cliques.

Inclusive, muitos gestores não compreendem porque perdem os seus clientes e aqueles que compram começam a espaçar cada vez mais as suas compras, mas pode ser por causa da credibilidade e a forma que aquela marca se posiciona.

Para que você entenda de uma vez por todas porque manter a reputação da empresa é importante e do que se trata esse pilar, formado por diversos quesitos, criamos este post. Continue por aqui e avance na leitura.

O que é a reputação da empresa?

Muitos gestores não sabem a fundo o significado da reputação e a sua importância. Essa palavra nada mais é que a forma que o público, mercado e os seus colaboradores enxergam a sua empresa.

Se ela tiver má reputação, é porque está mal vista perante a sociedade, seja por causa de escândalos, erros frequentes ou qualquer outra circunstância que coloque em dúvida a credibilidade da organização.

No entanto, empreendimentos com uma boa reputação tendem a obter parcerias, clientes e fidelização com muito mais facilidade, já que são conhecidas por terem uma boa conduta e demais pontos positivos.

Pense o seguinte: você prefere comprar em uma loja online que envia pedidos errados e com atrasos inexplicáveis ou aquelas conhecidas por entregar antes e de forma impecável? Os seus clientes pensam a mesma coisa.

Importância de manter a reputação da empresa

A boa conduta da sua organização é importante tanto para que você mantenha a empresa forte quanto para manter os colaboradores satisfeitos.

Muitas empresas sofreram danos irreparáveis com problemas em relação à reputação, como a Vale, depois do desastre de Brumadinho, em Minas Gerais, que matou centenas de pessoas e destruiu uma boa parte da natureza e ecossistema local.

Por isso, é necessário que a empresa se atente a todos os fatores relacionados à reputação, como as condições de trabalho, questões fiscais, sustentabilidade, transparência, bom atendimento e dentre outras.

Dicas para melhorar a reputação

Mesmo organizações com reputações positivas podem melhorar ainda mais e obter um maior nível de excelência. Veja algumas dicas de como melhorar a da sua:

Observe reclamações como oportunidades de crescimento: desde atrasos nas entregas até mesmo a demora para responder mensagens podem ser melhoradas, de forma que os clientes se sentirão ouvidos.

Invista em segurança: a última coisa que os seus clientes querem é terem os seus dados roubados ao visitar o seu site ou sofrerem golpes em suas contas bancárias. Por isso, sempre pense na experiência do cliente.

Comunicação e transparência: a empresa deve investir em seus canais de comunicação e também na transparência fiscal, da sustentabilidade e demais itens que são de interesse público.

E aí, entendeu tudo sobre como manter a reputação da empresa? Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a nossa história e porque nos tornamos referência no mercado de logística e cotação de fretes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *