* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Renovação de frota: quando fazer?

Renovação de frota: quando fazer?

A renovação de frota é uma situação que todo empreendedor que atua no segmento de transportes precisa se adaptar.

Por mais cuidado que se tenha com os veículos em termos de manutenção, o desgaste é um processo natural, que em determinado tempo exige a substituição.

A insistência na continuidade do uso de equipamentos tecnologicamente ultrapassados ou que tenham atingido o seu limite, causam problemas e prejuízos à operação.

No entanto, a grande dúvida está em saber quando a renovação de frota precisará ser realizada.

Nesse post apresentamos sinais que demonstram essa necessidade. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Quais as vantagens na renovação de frota?

A renovação da frota é uma necessidade que não aguarda a melhora da economia. No entanto, ela acaba sendo a responsável pelos resultados do seu negócio, em função das vantagens que oferece, tais como:

  • redução dos custos de manutenção,
  • segurança do veículo e dos colaboradores,
  • tecnologia para aumento da segurança,
  • tecnologia para menor consumo de combustível,
  • veículos sustentáveis, atendendo a legislação,
  • valorização da frota.

Quais são os sinais para reconhecer a hora de renovação de frota?

Para reconhecer qual é a época em que se deve realizar a renovação de frota, deve-se ficar atento a alguns sinais, fáceis de serem observados. Vamos a eles:

Desvalorização dos veículos

É muito importante acompanhar as cotações dos veículos, uma vez que eles podem ser utilizados como moeda de troca nas novas aquisições.

Quanto mais antigo o caminhão, mais desgastado e desatualizado com relação à tecnologia embarcada, menor o retorno obtido. Observe o momento correto de troca, para que não ocorra uma desvalorização substancial dos veículos que ainda estão circulando.

Manutenção acima da média

Outro sinal bastante evidente com relação à renovação de frota, está nos veículos que apresentam índices de manutenção acima da média, ou seja, os custos podem estar inviabilizando a lucratividade da sua produção.

Portanto, é fundamental manter um controle aprimorado dos valores gastos com manutenção e observar os veículos e os motivos que os levam a apresentarem custos acima do padrão desejável.

Concorrência e mercado

Empresas que desejam oferecer serviços com maior índice de qualidade, conseguem competir em um mercado mais exigente, quando dentre as exigências, a idade da frota dos veículos está dentro de um limite considerado bom.

Essas exigências são comuns em grandes corporações, uma vez que essas, contratam transportes que garantam serviços com:

Não há outra alternativa nesse caso, que não seja a renovação de frota, garantindo um alto padrão de qualidade e atendendo às expectativas dessa clientela.

Sustentabilidade

As leis mundiais e também as brasileiras exigem cada vez mais que novas tecnologias sejam inseridas nos caminhões, buscando reduzir a poluição ambiental e contribuir com a sustentabilidade do planeta.

Esse fato, muito bem recebido pela sociedade e por empresas que possuem os conceitos de proteção ao meio ambiente, também são motivadores para se pensar na renovação, uma vez que os veículos antigos não atendem aos novos padrões de fabricação exigidos.

Padronização da frota

Por último e um ótimo sinal para se pensar na renovação de frota, ocorre no momento em que a empresa transportadora passa a perceber que a padronização dos veículos facilita a operação, colaborando com a diminuição dos custos de manutenção e contribui com o marketing da empresa.

Veículos padronizados são mais fáceis de serem consertados, além de exigirem os mesmos insumos nos processos de manutenção. O visual de seus veículos também passa a ser observado, chamando a atenção de executivos e empresários.

Diante desses 5 sinais, é importante uma avaliação e o desenvolvimento de uma estratégia específica com relação ao assunto.

Portanto, se sua empresa ainda não avaliou alguma das condições apresentadas, comece a observar os detalhes e certamente você concluirá que vale a pena estudar as possibilidades de uma política sobre o assunto em questão.

Agora que você já sabe quando fazer a renovação de frota, continue conosco e leia nosso post que mostra como fazer um controle financeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *