* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Centralização de informações: melhor forma de reduzir os custos logísticos

Centralização de informações: melhor forma de reduzir os custos logísticos

Reduzir os custos logísticos é uma busca incansável de toda empresa que deseja se tornar competitiva no mercado.

No entanto, é preciso muita atenção para com o assunto, pois a qualidade dos serviços prestados não pode ser comprometida. Caso contrário, outra séria situação surge: a insatisfação dos clientes.

No Brasil, os custos logísticos devem fechar entre 13% e 13,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2022, segundo estimativa de Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes, um centro de estudos ligado à Fundação Getúlio Vargas.

Esse assunto precisa ser constantemente trabalhado pelas empresas e uma forma de reduzir estes valores está na centralização das informações:

  • facilitando processos, 
  • diminuindo valores de fretes,
  • garantindo qualidade nos serviços prestados.

Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e de que maneira essa medida colabora com a redução dos custos logísticos. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

Saiba como a centralização de informação auxilia a reduzir os custos logísticos

A centralização de informação possibilita que a gestão da empresa tenha uma visão geral sobre todos os processos existentes na área logística.

Isso, por si só, é um grande facilitador para uma tomada de decisão, pois trabalhar com dados integrados e confiáveis é fundamental para o sucesso de qualquer operação.

Essa ação possibilita que sua empresa possa trabalhar com:

Integração das tabelas de frete

Integrar as tabelas de frete das transportadoras é obter, em tempo real, os valores cobrados pelos serviços de transporte.

Essa possibilidade permite que você possa escolher a melhor opção para cada negócio realizado, considerando sempre as políticas atualizadas que estão sendo ofertadas por cada transportadora em termos de serviços e valores.

Maior controle de entregas

As informações centralizadas facilitam o monitoramento dos pedidos e o controle das entregas.

O uso de uma única plataforma torna toda a operação mais simples. No entanto, isso não significa realimentar dados ou buscar informações junto a dezenas de transportadoras, todo o processo pode ser realizado a partir de uma solução digital.

Essa possibilidade permite tomadas de decisões com alto nível de assertividade, além de ações que venham a corrigir possíveis problemas que possam estar ocorrendo.

É importante lembrar que o consumidor também se beneficia com a centralização, pois sua empresa pode disponibilizar informações a respeito dos pedidos, causando uma excelente impressão e demonstrando profissionalismo.

Auditoria de frete

A auditoria de frete é importante na avaliação dos custos logísticos, pois possibilita a localização de inconsistências de valores, comparando a contratação realizada com a efetiva cobrança que o fornecedor pretende realizar.

Essa ação é fundamental e precisa estar centralizada para facilitar as análises e garantir que os acordos sejam cumpridos.

Otimização dos roteiros para entrega

Otimizar roteiros de entrega e atender a demanda do mercado com relação ao tempo de transporte é também um grande aliado para a realização de bons negócios.

A partir do momento em que se é possível comparar valores, tempo de entrega e se tem a garantia na qualidade dos serviços prestados, tudo fica mais fácil para a escolha da melhor opção para o transporte dos pedidos.

Isso significa poder tomar decisões que viabilizem a solicitação do cliente, considerando os melhores preços e a capacidade de entrega de cada transportadora.

Redução de erros

Por fim, reduzir custos logísticos através da centralização das informações é uma excelente oportunidade para também diminuir erros.

Trabalhar com processos automatizados e com tecnologia de ponta são diferenciais que melhoram a qualidade dos serviços prestados e garantem diferenciais de mercado.

Contar com a plataforma da CARGOBR é a maneira mais fácil e vantajosa de fazer a sua gestão de transportes, quando é possível:

  • cotar fretes,
  • contratar a transportadora escolhida,
  • monitorar as entregas,
  • administrar contas e processos de maneira centralizada,
  • pagar o que foi combinado,
  • garantir qualidade e excelentes serviços de logística ao mercado.

Para saber mais a esse respeito, faça agora um teste e avalie as facilidade e praticidades em trabalhar com a CARGOBR, a melhor plataforma de fretes do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *