* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como reduzir o prazo de entrega?

Como reduzir o prazo de entrega?

Uma das prioridades da área de logística de qualquer empresa está em reduzir o prazo de entrega das mercadorias sem perder o controle, garantindo qualidade e satisfação dos seus clientes.

Segundo uma pesquisa da Outbrain, consultoria internacional, a velocidade na entrega dos pedidos está no topo da lista como influenciadora na decisão de compra dos consumidores.

Após entrevistas realizadas com 8 mil consumidores, 52% deles colocaram o prazo logístico como o principal fator a ser considerado em um processo de compra.

Diante dessa realidade, fica claro que a logística passa a ser prioritária na estratégia das empresas, pois desconsiderá-la significa perder negócios.

Neste post, apresentamos dicas importantes a respeito de como reduzir o prazo de entrega. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Qual a importância de reduzir o prazo de entrega?

O principal motivo de reduzir o prazo de entrega está em satisfazer o mercado, que se torna cada vez mais exigente.

O que até pouco tempo era uma exigência de algumas empresas que adotavam o sistema Kanban como metodologia de gerir os estoques e a área produtiva, passou a ser a realidade também junto ao mercado envolvendo o consumidor final.

A partir da confirmação da compra, o consumidor passa a acompanhar o tempo de entrega do seu pedido, portanto, cria-se uma expectativa e ansiedade que não existiam, pois, o comum era que a compra fosse realizada em uma loja física.

Não atender o prazo de entrega estabelecido durante o processo de negociação é colocar em risco a satisfação do cliente, além de correr o risco de:

  • cancelamento do pedido,
  • queda na reputação da marca,
  • prejuízos em função da devolução de mercadorias.

3 dicas de como reduzir

Para reduzir o prazo de entrega, algumas ações precisam ser tomadas, como:

Automatização de processos

A automatização de processos consiste em buscar alternativas que facilitem as ações nos depósitos, utilizando equipamentos e sistemas que possam agilizar tarefas, como:

  • localização dos produtos,
  • separação de pedidos,
  • conferência pré-embarque,
  • carregamento e expedição das mercadorias.

É importante lembrar que pior do que o atraso é a entrega de produtos em desacordo com o pedido, gerando devoluções, insatisfação do cliente e prejuízos.

Portanto, agilizar não significa “falta de controle”, mas, sim, contar com processos automatizados para ganhar tempo nas ações a serem realizadas.

Outro fato que é dispendioso e toma muito tempo da equipe de logística está na busca por cotações e contratação de transportadoras para realizar a entrega de mercadorias.

Essa situação também é facilmente resolvida quando se conta com uma plataforma de cotação de frete, como a CARGOBR, onde rapidamente consegue-se obter preços e fechar a contratação dos serviços.

Cálculo de risco

Calcular riscos significa prever possíveis problemas que possam acontecer durante a operação.

Nesse sentido, contar com transportadoras de qualidade é imprescindível para atender as expectativas do mercado.

Além disso, contar com sistemas que apresentem o status das entregas e monitoramento dos pedidos é outro benefício que ajuda o gestor a tomar decisões nos casos de problemas do transporte durante as viagens.

Esse acompanhamento permite também que o cliente fique menos ansioso em relação ao recebimento do seu pedido, já que pode o acompanhar em tempo real.

Terceirização de frota

Por último, a terceirização da frota é uma excelente opção na redução do prazo de entrega, quando se conta com transportadoras confiáveis, experientes e que realizam suas tarefas com responsabilidade e rapidez.

O uso de uma plataforma de fretes possibilita que empresas de transporte de alta qualidade sejam localizadas, permitindo que, de forma rápida e com o melhor custo-benefício, os pedidos sejam atendidos.

Como se observa, o melhor caminho para obter qualidade no processo de transporte é contar com a tecnologia.

A plataforma de frete da CARGOBR é uma excelente opção, onde centenas de transportadoras de qualidade são localizadas e em poucos minutos sua empresa consegue cotar valores a partir de uma única consulta.

Além disso, a plataforma oferece recursos para o monitoramento e acompanhamento de cada pedido, independentemente da empresa de transporte contratada.

Agora que você sabe mais a respeito da importância da redução do prazo de entrega, acesse a plataforma da CARGOBR e faça um teste a respeito. O processo é rápido, fácil e gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *