* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
5 dicas para reduzir custos logísticos

5 dicas para reduzir custos logísticos

Quando o assunto é movimentação de carga, encontrar formas de reduzir os custos logísticos é o desejo de quase todas as empresas que lidam com esse segmento.

Essencial para todos os nichos de mercado e marcas de todos os tamanhos, a logística não envolve apenas o transporte de mercadorias e insumos, mas também estoque, compras, gestão do espaço de armazenamento e muitos outros setores.

Por isso, na logística é importante que as organizações deem a importância que essa prática tão importante merece, pensando em planejamento, gestão, diminuição dos custos logísticos, assim como o desperdício e os gargalos na produção.

Inclusive, quando o assunto é e-commerce, empresas desse segmento devem se atentar ainda mais para a logística, pois ela é ainda mais importante do que para outros tipos de organizações, já que sem ela os clientes não recebem seus produtos.

Pensando nisso, criamos esse post para você ver 5 dicas de como diminuir os custos logísticos da sua empresa e assim conseguir usar os recursos para o que realmente interessa, além de diminuir desperdício. Continue a leitura.

Dicas para reduzir custos logísticos

Quando o assunto é diminuir custos logísticos, muitas pessoas ficam com medo de que isso seja sinônimo de diminuir a qualidade ou baixar até mesmo a segurança de todo o processo.

Na verdade, as dicas a seguir tornam a logística das organizações mais otimizada e com grande aporte tecnológico. Veja.

Racionalize as entregas

Softwares de gestão logística permitem o gerenciamento e racionalização das entregas e suas rotas, evitando diversos erros, como enviar separadamente itens de uma mesma entrega ou até mesmo trocá-las, entregando incorretamente.

Esses softwares, dependendo da capacidade, permitem também planejar as melhores rotas, rastrear os caminhões em tempo real, assim como garantem a comunicação entre transportador e empresa, tornando o processo mais seguro e rápido.

Muitas organizações, além de cometer erros com a separação de entregas, podem criar rotas mais longas e perigosas quando não usam softwares dessa natureza ao seu favor.

Antecipe demandas

Antecipar as demandas é uma das formas de reduzir custos logísticos, evitar estoques lotados e obsoletos, assim como equipes e maquinários parados.

É importante que o empreendimento saiba que nem todos os meses serão iguais a novembro, onde ocorre a Black Friday, sendo necessário se preparar e ter uma noção sobre o quanto irá vender nos outros meses.

Antecipar a demanda é fundamental para empresas de diversos segmentos e pode ser muito importante para a saúde financeira dela.

Tenha a tecnologia como aliada

Engana-se quem pensa que usar os métodos antigos na logística reduz custos. Na verdade, além de gastar recursos como papel e demais materiais, torna os processos mais longos, menos seguros e passíveis de erros grandes.

Além disso, documentos em papel podem ser facilmente perdidos também!

A contratação de softwares inovadores é um investimento fundamental para planejar e controlar o estoque, separar as mercadorias corretamente, criar rotas seguras, além de melhorar a comunicação, faturamento, emissão de notas e comunicação, por exemplo.

Invista na automação de processos

De fato, investir na automação de processos pode gerar custos a curto prazo, mas com o passar do tempo só trará ganhos tanto monetários, como na diminuição de gargalos na produção, erros e demais problemas.

A automação torna diversos processos longos e burocráticos muito mais rápidos, além de economizar tempo dos colaboradores, que podem se dedicar a atividades mais importantes.

Faça manutenções periódicas nas frotas

Você sabia que reparos emergenciais na frota saem muito mais caros do que fazer a manutenção preventiva?

Se o seu desejo é diminuir custos logísticos, é importante que você se atente a qualidade e manutenção da sua frota, para que os caminhões e carros estejam sempre em ótimo funcionamento.

Além disso, veículos com problemas podem gastar mais combustível, além de poderem parar de funcionar em plena entrega. Interessante como diversos aspectos estão ligados a economia na logística, não é mesmo? Continue por aqui e saiba também como fazer o seu projeto de redução de custos logísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *