* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Dicas para reduzir custos empresariais

Dicas para reduzir custos empresariais

Quando falamos na gestão de uma empresa, detalhes, procedimentos e desafios marcam o dia a dia. Pensar em como reduzir custos é uma das principais questões dos gestores.

Principalmente para donos de empresas, uma preocupação constante é o dinheiro gasto mensalmente com as mais variadas despesas, desde a compra de insumos, salário dos colaboradores e pagamento de serviços básicos, como internet, energia e água.

O que isolado parece pouco, em conjunto com outras questões, como os deveres fiscais, investimento em logística, materiais de escritório e até mesmo os de limpeza, pode virar uma verdadeira bola de neve, colocando as contas em risco.

Mesmo as grandes organizações, com setores financeiros grandes e com equipes destinadas apenas a essa posição, podem apresentar desafios na hora de reduzir custos, principalmente devido ao desperdício, manutenção do prédio e preços no geral.

Na questão de diminuir as despesas, é preciso ter muito cuidado para não diminuir a verba investida em setores fundamentais, como no bem-estar das equipes e a qualidade dos insumos usados para manter a qualidade da empresa.

A redução de custos não deve ser mais um motivo para sair caro para a organização depois. Deve ser estudada com calma, setor por setor e com a intenção de cortar apenas o que está acima do normal.

Mantimentos, equipes, produtos, benefícios, logística e demais itens não devem sofrer qualquer corte sem haver necessidade.

Entenda aqui como reduzir os custos de diferentes setores da sua organização de forma a manter a qualidade, produtividade e sucesso nas operações. Continue a leitura.

Como reduzir custos empresariais?

Veja em quais setores da sua organização é possível diminuir os gastos e melhorar as contas no final do mês, podendo destinar a verba economizada para melhorias e demais benefícios para a empresa. Confira.

Custos com relação à estrutura

Quando falamos da estrutura da empresa, não estamos abordando os custos incontroláveis, como o aluguel. 

Aqui, a ideia é pensar como economizar no estabelecimento, utilizando lâmpadas de LED, promovendo campanhas contra desperdício, evitando o uso de descartáveis e mantendo lâmpadas desligadas onde não tem ninguém.

Ensinar sobre o uso correto dos insumos da organização e trazer dados sobre os problemas atrelados a eles pode ser uma boa saída.

Custos com relação aos colaboradores

Aqui, a recomendação não é diminuir a jornada e salários dos colaboradores, mas em próximas contratações pensar na terceirização ou em contratos datados para determinados serviços.

Outra coisa é evitar que as equipes façam hora extra com frequência, o que pode tanto aumentar o estresse deles quanto também o gasto com o pagamento desse trabalho a mais.

Custos com relação aos fornecedores

Muitas vezes a falta de cotação em uma empresa pode ser uma das maiores responsáveis por gastos desnecessários. Seja pela falta de tempo ou até mesmo informação sobre esse setor, muitos gestores compram apenas com um fornecedor.

Fazer cotações em diferentes empresas, assim como negociar valores, manter as contas em dia e evitar fazer compras urgentes, que tendem a ser mais caras, são grandes passos para reduzir custos na empresa.

Demais custos

Custos com taxas de emissão de boletos, notas fiscais, maquininha do cartão e aqueles gastos inesperados, como a necessidade de troca de um equipamento ou o investimento em manutenção, podem ocorrer, mas é possível controlá-los desde que haja planejamento.

Agora que você sabe dessas dicas, aproveite para ler também sobre como manter a reputação da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *