* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Reduzindo perdas durante o transporte

Reduzindo perdas durante o transporte

A depender de sua área de atuação, provavelmente perdas e desperdícios decorrentes do transporte de mercadorias ainda têm de ser contabilizadas, e atingem um volume que você certamente gostaria de evitar. O Brasil, infelizmente, ainda é um dos países que produz o maior volume de desperdícios durante o transporte de mercadorias e bens. A malha rodoviária em mau estado e problemas e atrasos ocorridos em portos, aeroportos, pátios e áreas de liberação são, sem dúvida, grandes culpados, mas na verdade há alguns procedimentos que você pode criar para reduzir o volume de perdas, a despeito de tudo isso.

Operações de transporte devem ser conduzidas com eficiência e sempre acompanhadas pelo embarcador, por mais eficiente e confiável que seja a transportadora – afinal, o dono da carga é você.

Usando a tecnologia

Não adianta ser teimoso: a tecnologia é a principal arma de quem deseja reduzir suas perdas e desperdícios hoje em dia, especialmente no Brasil. Softwares de gestão de estoques, entradas e saídas, acompanhamento e monitoramento de carga, controle e estudo de rotas comerciais e outros podem ser usados para reduzir pequenas perdas dentro do processo de transporte, levando a melhores práticas que podem simplesmente extinguir algumas rotinas que gerem perdas e extravio de produtos.

Para tanto, use softwares ao longo de todo seu processo que “dialoguem” entre si e possam gerar relatórios frequentes, que permitam a você identificar onde estão os problemas, e encontrar meios de evitá-los. Outro âmbito para “abusar” da tecnologia é no rastreamento de cargas. O transporte de bens hoje em dia precisa ser constantemente monitorado e a situação ideal é aquele na qual você pode, a qualquer momento, dizer onde está sua carga e conseguir contato com caminhoneiros, empresas e transportadores.

Treinamento

Não são apenas as equipes de transportadoras que precisam de treinamento para lidar com sua carga – sua equipe também necessita. Tente criar rotinas de treinamento que envolvam, ao mesmo tempo, funcionários de sua empresa e também da transportadora que presta serviço para você. Faça-os compreender que cada uma das tarefas que realizam está, na verdade, conectada ao trabalho de todos os demais, e que atrasos ou problemas em uma etapa do processo gera perdas e atrasos em toda a cadeia.

Melhores práticas

Apesar do nome bonito, as chamadas “melhores práticas”, no fundo, são algo bastante simples: sempre que uma experiência ou nova rotina der certo e gerar resultados, passe a repeti-la. Especialmente no caso de perdas ou extravios, repetir processos bem sucedidos é uma forma rápida e eficiente de ampliar sua lucratividade. Tenha certeza de que não apenas você, mas também seus parceiros na área de transporte, estejam em linha com as práticas adotadas pelo seu negócio.

banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *