* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Qual a importância do rateio de custos?

Qual a importância do rateio de custos?

O rateio de custos é importante para que os gestores saibam quais os setores, equipes ou filiais que impactam de forma positiva e negativa nos resultados da empresa.

Toda empresa possui custos que afetam o resultado da operação.

Esses custos são conhecidos no meio contábil, como:

  • fixos,
  • variáveis,
  • diretos,
  • indiretos.

No entanto, além de conhecê-los e identificar cada valor pago aos fornecedores de uma operação empresarial, é interessante saber dividi-los entre as diversas áreas da empresa, possibilitando uma análise com relação aos resultados obtidos e correções que podem ser necessárias.

Neste post apresentamos o rateio de custos e sua importância na gestão empresarial. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é rateio de custos?

Rateio de custos é um método utilizado para separar as despesas e gastos de cada setor de uma empresa.

Alguns custos são fáceis de serem identificados e separados por área, como, por exemplo, os salários e encargos trabalhistas, bastando apenas somar os valores.

No entanto, existem outros custos que são mais complicados de serem rateados, como, por exemplo, as despesas com energia elétrica, telefonia ou o aluguel de um imóvel.

Vantagens do rateio de custos

O rateio de custos é utilizado para que sejam localizados os setores, equipes, filiais e centros de distribuição que proporcionam resultados positivos e que devem merecer uma análise para que o seu formato de gestão seja dividido com outras áreas da empresa.

Também possibilita a localização de problemas, onde se pode, a partir de correções e ajustes, diminuir custos sem prejudicar a qualidade dos serviços e tarefas realizadas.

A partir do histórico no rateio de custos fica fácil desenvolver os orçamentos anuais e localizar setores que não estão em conformidade com os objetivos.

Métodos para rateio de custos

Dentre os diversos modelos existentes para o rateio de custos, destacam-se três que merecem a atenção:

Rateio por absorção

O rateio por absorção é o mais utilizado, em função da sua praticidade e facilidade. Supondo que sua empresa esteja dividida em 4 áreas operacionais:

  • administrativa,
  • produção,
  • logística,
  • comercial.

No rateio por absorção, pega-se o valor total de determinado custo, como aluguel do imóvel, por exemplo, e divide-se pelo número de áreas da sua operação. 

Nesse caso, cada área é a responsável por ¼ do aluguel pago mensalmente.

É preciso estar atento no caso de indústrias ou outras operações que exijam mais energia elétrica, por exemplo.

Nesse caso, esse modelo de rateio não é indicado.

Rateio por headcount

No rateio por headcount, que significa “contagem por cabeças”, a divisão considera o número de funcionários de cada área da empresa, dividindo os custos proporcionalmente.

Como exemplo, supondo que na sua empresa esteja trabalhando 30 colaboradores, onde 8 são da área administrativa, 10 na produção, outros 10 na logística e os 3 restantes da área comercial, a divisão deve considerar esses números para a divisão do custo.

Rateio por atividade

O rateio por atividade, sem dúvida, é o que mais se aproxima da realidade, pois considera o impacto que determinado custo tem sobre as ações de cada área.

Usando o exemplo do rateio do aluguel, normalmente as áreas que ocupam mais espaço em uma empresa são em ordem decrescente: a logística, seguida da produção, administração e, por último, o comercial.

O rateio, então, deverá ser feito de acordo com essa realidade, assim como todas as outras despesas.

Vale lembrar que existem custos onde a análise não toma por base o espaço, como, por exemplo, as despesas com o uso de telefonia e internet.

Portanto, o rateio por atividade exige um estudo preliminar que atenda o segmento do seu negócio, quando poderá apresentar valores de acordo com a realidade da sua empresa.

Agora que você já sabe o que é rateio de custos e como ele colabora na visão financeira e operacional da sua empresa, continue conosco e leia nosso post que apresenta como funciona o gateway logístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *