* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Rastreamento para marketplace: como funciona?

Rastreamento para marketplace: como funciona?

O rastreamento para marketplace é uma ferramenta indispensável, que diminui a ansiedade do comprador e colabora nos controles de entregas da área de logística das organizações.

Controlar os pedidos e oferecer informações aos clientes a respeito das suas mercadorias seria impossível de ser realizado sem a adoção da tecnologia.

É comum e faz parte do comportamento humano, o desejo de receber os produtos comprados da forma mais rápida possível.

A partir do fechamento do pedido, segue-se uma expectativa e ansiedade, que é amenizada quando o empreendimento possibilita ao cliente o acompanhamento do processo de entrega da sua mercadoria através de uma página na internet.

Nesse post apresentamos a importância e como funciona o rastreamento para marketplace. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!

Os marketplaces e a movimentação de pedidos

Todos os dias milhares de pedidos são colocados nos marketplaces, que precisam de muita organização e competência para que todos os processos sejam atendidos em tempo adequado e com qualidade.

Os lojistas ligados a essas organizações recebem os pedidos e precisam, a partir da sua entrada, correr contra o tempo para atendê-los de acordo com o que foi prometido no site de vendas.

São milhares de pedidos todos os dias, atendendo a centenas de lojistas que utilizam essas plataformas para realizarem vendas aos clientes.

O marketplace, portanto, é uma plataforma que faz a ligação entre clientes interessados em produtos, e lojistas, que apresentam suas ofertas e condições de vendas.

Após a venda ter sido finalizada, é importante que o cliente tenha acesso à situação do seu pedido, onde todos os processos e movimentações são registrados.

Benefícios oferecidos com o rastreamento para marketplace

Muito mais do que oferecer ao cliente o rastreamento do seu pedido, outros benefícios também fazem parte dessa tecnologia, tais como:

  • controle e monitoramento das entregas para o lojista,
  • controle de qualidade logística dos parceiros do marketplace,
  • melhora de comunicação entre o cliente e o fornecedor,
  • preparação e organização do cliente para a chegada do pedido,
  • acompanhamento de todos os processos de entrega aos envolvidos no processo.

Além disso, o rastreamento para marketplace possibilita que ações sejam tomadas quando algum problema é detectado, uma vez que o monitoramento é realizado em tempo real.

A partir de alguma irregularidade, ações podem ser tomadas rapidamente, para que o cliente não sofra prejuízos ou atraso no recebimento das mercadorias.

Como é realizado a alimentação dos dados no rastreamento para marketplace

Para que o processo de rastreamento para marketplace funcione corretamente, existem obrigações e responsabilidades que envolvem o lojista e a transportadora.

Na preparação do material para a expedição, o lojista deve imprimir a etiqueta de controle com o número do pedido, que será afixada na embalagem das mercadorias.

O número do pedido deverá ser enviado ao cliente, para que ele possa acompanhar todos os processos logísticos.

Esse número será utilizado para o acesso a informações a respeito da movimentação e transporte dos produtos, onde os usuários, através da internet, poderão saber qual é o status em que se encontra determinado pedido.

A transportadora, por sua vez, precisará, a cada movimentação do pedido, atualizar o seu status no sistema de controle.

Como se observa, o rastreamento melhora o relacionamento e torna todo o processo transparente e claro.

Além de possibilitar ao cliente o acompanhamento do seu pedido, é uma forma do lojista avaliar a qualidade dos serviços prestados pela transportadora, permitindo ainda ao marketplace uma avaliação geral com relação à qualidade e compromisso assumidos pelo parceiro de negócios.

Agora que você conhece como funciona o rastreamento para marketplace, continue conosco e leia nosso post que apresenta: remarketing para e-commerce, vale a pena fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *