* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
contador

Qual a importância do contador na minha empresa?

Sabemos que ser um empreendedor é um grande desafio, as taxas de impostos são altas e ao abrir um negócio é necessário um bom planejamento financeiro. Na tentativa de enxugar gastos muitos se questionam a real importância da contratação ou terceirização de um contador.

Ter um contador é obrigatório perante a lei independente do porte da sua empresa, é necessário ter livros contábeis com as informações financeiras, como se fosse um livro de controle financeiro, e esse só pode ser assinado por um contador com registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O único formato jurídico que está livre da obrigatoriedade da contratação ou terceirização de um contador é o Microempreendedor Individual (MEI), mas esse deve prestar contas de ganhos todos os anos, o procedimento é simples e pode ser feito pelo próprio MEI, alguns optam pela assessoria de um contador.

Afinal, o que o contador faz?

O contador é o profissional que vai ajudá-lo a controlar o fluxo de entrada e saída financeira, presta orientações sobre impostos, faz a folha de pagamento dos colaboradores, auxilia na contratação de novos colaboradores, verifica os lucros e ajuda nas decisões e análises financeiras para que você não gaste mais do que deveria, orienta sobre investimentos e rendimentos, elabora notas fiscais, tributos e receita. Bastante coisa, certo?

Por isso, é necessário encontrar um profissional ético e de confiança (nem sempre o mais barato é o ideal), o contador dividirá praticamente todas as informações financeiras da sua empresa com você, na hora da contratação verifique as experiências anteriores, e se ainda não se sentir seguro, busque por referências.

Contratar ou terceirizar o serviço do contador?

Atualmente poucas empresas optam pela contratação de um contador, além do salário e dos impostos trabalhistas, a maioria das empresas não tem necessidade de um contador acompanhando todos os dias, pois não há tanta demanda de serviço.

Nesses casos existe a opção de contratar uma consultoria contábil, muitos escritórios oferecem o serviço do contador por um preço justo, lembramos que é essencial que procure um escritório que preste serviços de qualidade para que não corra o risco da sua empresa entrar em irregularidades.

Não deixe para depois! Procure já um contador para auxiliá-lo na parte financeira, além de ser lei, você terá um controle financeiro maior e poderá investir seu tempo em outras atividades da sua empresa. Boa sorte!

One thought to “Qual a importância do contador na minha empresa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *